Ana Rita Chagas

22 Outubro, 2013

Chamo-me Ana Rita Chagas, tenho 36 anos, sou natural da Atouguia da Baleia (Peniche), onde resido e trabalho.

Frequentei o Curso de Solicitadoria, na ESTG, entre 2007 e 2011, sempre com estatuto de trabalhadora-estudante. Esta foi a minha segunda licenciatura. Fiz uma pausa na Licenciatura de um ano ao mudar de entidade patronal, de forma a conseguir conciliar o novo emprego com os estudos.

Do meu tempo de estudante no IPLeiria recordo, sobretudo, a total disponibilidade dos colegas para me ajudarem e partilharem informação e documentação, uma vez que me encontrava ausente, muitas vezes, nos períodos de aulas. Na altura, trabalhava em Torres Vedras e quer a distância, quer os horários, impossibilitavam, frequentemente, a ida às aulas. Relembro, igualmente, o facto do corpo docente ter estado sempre disponível para me tirar dúvidas, tanto à distância, como presencialmente. A plataforma informática foi uma formidável mais-valia, tendo sido determinante para o meu sucesso enquanto estudante (uma enorme evolução desde os meus anteriores tempos de estudante).

Quando iniciei o curso era gerente de uma Agência Imobiliária (franchisada) e, posteriormente, fui Especialista de Crédito Habitação no Banco BPI. Ao fim de três anos nestas funções, fui convidada para fazer parte da equipa que abriu a agência do Banco Barclays em Peniche e, cerca de um ano mais tarde, tornei-me empresária, abrindo a minha própria agência de seguros, onde trabalho atualmente.

Para além da esfera profissional, tenho um outro projeto que me apaixona: a literacia financeira. No projeto “Faça as Contas!”, suportado em sessões de esclarecimento / workshops, procuro conjugar a minha experiência profissional (sobretudo na banca) com a formação adquirida. Com este projeto pretendo contribuir para minimizar a falta de informação existente na área da literacia financeira, em diversas faixas etárias.

A formação e experiência adquiridas no IPLeiria têm-se revelado importantes tanto para este projeto, como para a área de mediação de seguros.

Da Rede IPLeiri@lumni espero, particularmente, a partilha de experiências e a troca de informações. Para o seu desenvolvimento sugiro uma plataforma para disponibilização de CV’s, que permita a consulta por parte de entidades patronais (eu própria espero necessitar de a consultar a médio prazo), bem como a inserção de ofertas de emprego. Esta interatividade seria ainda maior com a criação de um chat que permitisse uma primeira entrevista online, uma conversa informal, inicial, entre a empresa/empresário e o candidato.

Da Rede IPLeiri@lumni procuro a partilha de experiências! Sugiro que a sua divulgação possa decorrer também através de uma revista, jornal ou newsletter em formato papel.

Para o testemunho curto, clique aqui…