Marco Heleno

29 Outubro, 2013

Chamo-me Marco Heleno, nasci em New Jersey, EUA, e vivo atualmente em Leiria.

Entre 2005 e 2007 frequentei o Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Desenvolvimento de Produtos Multimédia, na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). Mais tarde, entre 2008 e 2011, frequentei na mesma escola a Licenciatura em Design Gráfico e Multimédia. Atualmente sou finalista no Mestrado em Tecnologia e Arte Digital, na Universidade do Minho (UMinho).

Do meu tempo de estudante no IPLeiria guardo memórias de muito esforço e dedicação, trabalho árduo, boas amizades e algumas vitórias. Após 5 anos de ausência académica, em 2005, decidi voltar a estudar. Encontrava-me com 25 anos e com muita vontade de voltar aos estudos e seguir o meu sonho de reunir ferramentas técnicas e psicológicas para fortalecer as minhas capacidades que, até então, eram alimentadas pelo autodidatismo.

Durante este período, os meus colegas e professores da ESAD.CR foram essenciais para me tornar no profissional que hoje sou. Toda a convivência e trabalhos conjuntos fizeram-me ganhar condições e segurança para enfrentar algumas dificuldades, bem como a motivação para prosseguir os meus interesses profissionais.

Após a conclusão da licenciatura em Design Gráfico e Multimédia na ESAD.CR, candidatei-me ao mestrado em Tecnologia e Arte Digital da UMinho. Enquanto esperava pelo resultado da candidatura, também concorri, e fui aceite, numa Bolsa de Investigação, no Centro de Informática e Tecnologias da Informação (CITI), da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Enquanto bolseiro de investigação, colaborei no desenvolvimento de propostas de interface e visualização relacionadas com informação geográfica e temporal. Após o término da bolsa de investigação, e estando já a frequentar o mestrado, fui convidado para lecionar nos CET na ESAD.CR.

Atualmente leciono unidades curriculares que vão desde o Design de Interfaces, à Programação Criativa e Projeto Multimédia. Colaboro, pontualmente, com a Livraria Arquivo – Bens Culturais, com o Coletivo a9)))) e com outras entidades, em trabalhos artísticos e instalações interativas. Em paralelo, encontro-me a desenvolver a dissertação de mestrado.

O IPLeiria tem sido uma instituição fundamental na minha vida, pois contribuiu em muito, e ainda hoje contribui, para a minha formação profissional e pessoal. Antes de voltar a ingressar no ensino superior como aluno, já era funcionário desta instituição há 7 anos. Mais tarde, enquanto estudante na ESAD.CR, esta instituição continuou a ser essencial na minha aprendizagem. Agora, enquanto docente, o IPLeiria volta a acolher os meus serviços, permitindo-me continuar a evoluir permanentemente através dos desafios propostos.

Considero a rede IPLeiri@lumni um projeto muito interessante e espero que continue a reforçar os laços entre a instituição, os seus antigos estudantes e a comunidade. Acho que a troca de experiências que este projeto propõe é muito benéfica para todos. Os testemunhos dos alumni serão, com certeza, histórias de incentivo para os estudantes inscritos nos cursos do IPLeiria. As divulgações, tanto na área do emprego, como na área do empreendedorismo e formação, que nos fazem chegar através da página do Facebook, bem como os diversos benefícios e propostas que recebemos via email, são igualmente bem recebidos.

Espero que a Rede IPLeiri@lumni continue a fazer o bom trabalho que tem feito até aqui. Como alumni desta rede, deixaria como sugestão a possibilidade de haver intercâmbios e parcerias com outras redes alumni nacionais e internacionais. Isso seria muito interessante!

Poderão consultar parte do meu trabalho aqui:

Vimeo: http://vimeo.com/marcoheleno/videos

Behance: http://www.behance.net/marcoheleno

Para o testemunho curto, clique aqui…