Adelaide Moita

24 Janeiro, 2014

Sou Adelaide Moita e concluí em 1995 na ESTG o curso de bacharelato em Gestão Comercial e Marketing. Posteriormente, fiz a licenciatura, bietápica, em Gestão de Empresas, no ISCA.

As minhas memórias reportam-se a um tempo em que as aulas decorriam no antigo Magistério, em Leiria, com apenas 3 cursos, que ainda nem finalistas tinham. Apenas decorria o 2º ano da ESTG, quando ganhei o estatuto de caloira de Gestão! Fiz parte dos alunos que criaram a 1ª Associação de Estudantes da ESTG e o primeiro código de praxe. Mas que mais me orgulha é ser fundadora da primeira Tuna Académica do Instituto, a “Instituna” (na altura “Instituna Politécnica”).

A Instituna é a menina dos meus olhos do meu tempo de estudante da ESTG. Foi com ela que vivi momentos únicos, as primeiras atuações, as reuniões com o Presidente da Câmara que nos apoiou com “50 contos” para os primeiros instrumentos, os espaços para ensaiar cedidos pela Juvelis, o primeiro caché pago pelo “Manel dos Filipes.

Recordo também os concertos que os nossos vizinhos da GNR nos proporcionavam durante os seus banhos, dado que os seus balneários tinham janelas para os nossos claustros. Tantas memórias, que não serei capaz de as colocar todas neste texto.

Quanto ao meu percurso, foi muito interessante, apesar de neste momento me sentir menos “feliz”…

Mal acabei o curso, consegui entrar para a equipa comercial da TV Cabo Mondego, em Coimbra, a minha cidade. Apesar de ter começado como Assistente de Telemarketing, rapidamente passei a Coordenadora de Vendas, seguindo-se Assistente de Marketing, tendo sido depois convidada para Especialista de Comunicação e Imagem na TV Cabo Portugal, Lisboa. Foi um percurso de 7 anos neste grupo.

Em 2003 integrei a Direcção de Marketing da União de Leiria, SAD, a convite do meu professor/mentor, Dr. Joaquim Paulo Conceição, passando ainda em 2003 para a Direção de Marketing da Lena Automóveis e, de seguida, para o Departamento de Comunicação e Relações Públicas da Direção de Marketing do Grupo Lena, SGPS. Também este percurso foi de 1 ano na SAD e 7 no Grupo Lena… chego mesmo a pensar se os meus ciclos não serão de 7 anos…

Depois de um percurso profissional, que tanto me preenchia, fui mais uma “vítima” da recessão e passei a integrar o grupo de desempregados qualificados ou com excesso de qualificações como já cheguei a ouvir… ainda não consegui voltar ao ativo propriamente dito, embora tenha vindo a participar em alguns projetos pontuais…Não gosto mesmo de falar da etapa que vivo, é ingrato demais para quem já deu tanto, continua a ter tanto para dar e não consegue…

Neste período, e apesar das dificuldades, consegui criar uma marca própria de artesanato de acessórios, customização e decoração, Mrs Carpe Diem, https://www.facebook.com/MrsCarpeDiem?ref=hl ;

https://www.facebook.com/adelaide.moita, que apesar de estar numa fase pouco criativa, já me levou a participar em feiras e a obter algum reconhecimento por parte de quem viu/comprou ou que acompanha o meu FB. Digamos que se trata de um pequeno bálsamo para os momentos menos bons.

O IPLeiria foi a minha base principal na formação e no meu percurso profissional. Foi onde senti que cresci e amadureci, pessoal e profissionalmente. Foi onde tive a principal influência do caminho que queria seguir, com a referência e gosto pelo marketing que recebi do Dr. Joaquim Paulo, a minha primeira proposta de trabalho feita por uma professora. Foi no IPLeiria que aprendi que a melhor forma de aprender é reconhecer que não sabemos e colocar as questões sem embaraço,… tanto que aprendi… Apesar de ter feito a licenciatura bietápica posteriormente no ISCA em Coimbra, são do IPLeiria as minhas referências de aprendizagem.

Da Rede IPLeiri@lumni espero uma partilha de experiências que me fortaleça e me continue a orgulhar de fazer parte da história desta tão nobre instituição: do IPLeiria e, em especial, da ESTG. Espero, ainda, que me ajude na busca de oportunidades de emprego. Infelizmente, neste momento, é o meu maior desejo.

Para o testemunho curto, clique aqui…