Rui Inglês

28 Janeiro, 2014

O meu nome é Rui Inglês e frequentei o curso de 1º Ciclo do Ensino básico na Escola Superior de Educação de Leiria, entre 2005 e 2009.

Do meu tempo de estudante no IPLeiria guardo as melhores recordações dos 4 anos de curso. Foi um curso que escolhi com um propósito muito específico. Eu já trabalhava na área mas, com crianças mais pequenas, em idade pré-escolar e senti necessidade de aprender mais sobre o “degrau” seguinte, a nova aventura na vida destas crianças, o 1º Ciclo.

Para mim, era muito importante conhecer melhor as dinâmicas e os desafios que as “minhas” crianças iriam encontrar nessa nova aventura, para as poder preparar melhor e foi assim que decidi ir fazer o curso. Tive o privilégio de conhecer e privar com professores de grande qualidade intelectual e humana e que me orientaram no melhor sentido. Partilhavam e partilham a mesma paixão que eu pela educação e, por isso mesmo, agradeço-lhes todos os conhecimentos que me passaram e continuam a passar, sempre que necessário. Uma vez professor, sempre professor… Por isso, guardo as melhores memórias e experiências desse tempo.

Depois de terminar o curso, continuei a fazer o que já fazia anteriormente: gerir e dirigir a Instituição “Jardim do Fraldinhas” – www.jardimdofraldinhas.pt – da qual sou Diretor. Esta instituição vai completar agora 10 anos de existência, e conta com mais de 200 crianças e mais de 40 profissionais que acordam todos os dias para fazer “magia” neste espaço lindo. Continuo a desenvolver projetos a nível interno e também a nível europeu, com grande satisfação e entusiasmo.

A música continua a ser uma outra paixão… quem sabe um dia destes possa dizer mais qualquer coisa acerca disto …

Acredito que devemos estar em permanente formação e aprendizagem na nossa vida, e que as pessoas que nela se cruzam nos deixam sempre um bocadinho mais ricas. Neste sentido, claramente que a passagem pelo IPLeiria me deixou uma pessoa muito mais consciente da responsabilidade que é formar e educar os futuros homens e mulheres, que serão o futuro da nossa sociedade.

Quanto à Rede IPLeiri@lumni, espero que seja um espaço de partilha e de reencontros, também de orgulho e, quem sabe, até de oportunidades. A minha sugestão é que continuem o bom trabalho!

Para o testemunho curto, clique aqui…