Ana Matias

8 Abril, 2014

O meu nome é Ana Margarida Matias, frequentei o curso de Design Gráfico e Multimédia (Ramo Gráfico) na ESAD.CR, entre 2008 e 2011.

As principais memórias que guardo deste tempo estão associadas a pessoas que conheci tanto na ESAD.CR, como na própria cidade das Caldas da Rainha. Desde amigos, professores até às ‘personagens’ que caraterizam tão bem a cidade. Depois de ter terminado o curso no IPLeiria, fiz uma pausa durante poucos meses para organizar o meu portefólio e apostar em alguns trabalhos freelancer. Depois disso comecei à procura de trabalho na área e, apesar da crise à volta do emprego, foi rápido até entrar numa pequena agência em Sintra.

 Há um ano que sou designer na Buran Studio – www.buranstudio.com – um estúdio de design localizado em Lisboa. O trabalho que faço é muito diversificado e exigente, o que torna tudo muito mais interessante e aliciante. Tem sido das minhas melhores experiências profissionais.

Além do meu trabalho a full-time como designer na Buran, mantenho, em paralelo,projetos freelancer. Desde fotografia, branding até webdesign, faço de tudo um pouco no tempo que me resta para além do trabalho. Se tiverem curiosidade podem aceder ao meu website em www.anamatias.net. Mantenho também uma página no facebook – www.facebook.com/heyammatias – onde partilho artigos, curiosidades e fotografias, funcionando como um pequeno diário gráfico digital.

 Em termos profissionais, basicamente aprendi tudo na ESAD.CR. Vinha de outro curso –Arquitetura – e as bases em design gráfico eram quase nulas. Encontrei no IPLeiria os melhores professores e o melhor método de ensino que alguma vez pude imaginar. Em termos pessoais, e uma vez que era deslocada de Lisboa e passei a habitar nas Caldas da Rainha, aprendi a ser autónoma e independente, e foram nestes 3 anos que mais me diverti enquanto estudante.

 Lembro-me de estar bastante indecisa quando pretendia mudar de curso, e de fazer inúmeras pesquisas à procura de relatos de estudantes e antigos estudantes, para perceber o ambiente que poderia vir a integrar. É neste ponto que julgo ser fulcral a existência da Rede IPLeiri@lumni – uma rede que pode e deve mostrar a 100% o potencial das suas escolas e dos seus cursos a futuros alunos.

 Como sugestão para esta Rede, espero que continuem o bom trabalho que têm feito na divulgação do IPLeiria e dos testemunhos e conquistas dos seus alumni.

Para o testemunho curto, clique aqui…