Idalina Ferraria

24 Abril, 2014

Chamo-me Idalina Ferraria, frequentei o curso de Marketing Turístico (Ensino a Distância) na ESTM, tendo concluído no ano letivo de 2012/2013. Atualmente, estou a frequentar o primeiro ano de Mestrado em Marketing Relacional na ESTG.

Apesar da licenciatura ter sido um curso à distância – só ia à escola na época de frequências – foi incrível a afinidade que, mesmo via online, criei com os colegas e com os professores. A participação nos fóruns era praticamente diária e como tínhamos de realizar diversos trabalhos de grupo, mesmo à distância foi possível criar laços muito fortes com os colegas. Recordo com saudade, os dias das frequências, altura em que estávamos juntos presencialmente – muitas vezes íamos de manhã para Peniche e passávamos o dia a estudar, pois as frequências neste regime eram à noite. Fiz amigos à distância, que vão ficar sempre “por perto”.

Tenho 37 anos, ou seja, entrei para o IPLeiria com 34, quase 20 anos depois de ter terminado o 12º ano e, com exceção de algumas formações, sem estudar. As dúvidas eram muitas, e nem sabia se teria as capacidades necessárias para fazer o curso. Felizmente, descobri que sim, e agradeço principalmente aos professores e Coordenador de Curso, que tanto apoiaram os alunos – muitos, como eu, trabalhadores/estudantes, e que já não estudavam há algum tempo. O regime de ensino à distância, sem o apoio presencial dos professores, é particularmente difícil e exigente, mas foi graças a eles e à sua dedicação e permanente interação, que levámos a “bom porto” a nossa travessia.

Fiz o curso como trabalhadora estudante e, atualmente, continuo a trabalhar no mesmo local e com as mesmas funções – rececionista.

Para além disso, tenho em “mãos” um projeto cujo campo de atividade se prende com a decoração e design, e tem como objetivo o desenvolvimento e criação de peças de decoração inovadoras, utilizando como recursos algum mobiliário e outros materiais em fim de vida útil. O projeto Woodcycle, acessível em http://ppl.com.pt/pt/prj/woodcycle e em  https://www.facebook.com/pages/WoodCycle/1952180564921052, pretende contribuir para a harmonia ambiental, sustentabilidade e equilíbrio do nosso planeta. Como não tenho fundos suficientes para o arranque do mesmo, organizei uma campanha de crowdfunding, atualmente em curso.

Da Rede IPLeiria@lumni espero que continue a oferecer o que tem vindo a fazer: sugestões, informação, relacionamento, sem perder de vista esta família que é o IPLeiria.

Para o testemunho curto, clique aqui…