Ivan Barroso

3 Junho, 2014

Chamo-me Ivan Barroso e, entre 2001 e 2006, frequentei o curso de Design Industrial na ESAD.CR.

Depois de terminar o curso, especializei-me em videojogos: publiquei dois livros sobre a indústria dos videojogos (História dos videojogos. A génese da Industria e Service Games, the rise and fall of SEGA) e estou a preparar um terceiro; faço videojogos e dou conferências em vários pontos do país sobre a sua importância no cenário atual da economia portuguesa.

Atualmente sou game designer, historiador de videojogos e escrevo para o jornal Público sobre este tema. Fundei uma revista de videojogos chamada PUSHSTART – www.revistapushstart.com e dou aulas na ETIC (Escola de Tecnologia, Inovação e Criação), em Lisboa, onde sou professor de Game Production, Game Culture e Game Design.

A minha formação académica no IPLeiria foi fundamental pela pluralidade de oportunidades e alternativas ao ensino (workshops e semelhantes) e pela possibilidade de diálogo com pessoas de outras áreas.

Espero que a Rede IPLeiria@lumni consiga perceber a riqueza dos antigos estudantes, e que as escolas deixem de ser um simples local onde passam os alunos e se atribuem notas.

Como sugestão para o desenvolvimento desta Rede, sugiro que os antigos estudantes com trajeto relevante para as diferentes áreas possam ser convidados para participarem mais nas atividades das diferentes escolas, partilhando com os novos alunos os seus saberes e experiências.

Para o testemunho reduzido, clique aqui…