Filipa Ricardo e Renato Silva

16 Junho, 2014

Entre 2003 e 2008, Filipa Ricardo e Renato Silva frequentaram o curso de Design Industrial na então ESTGAD, agora ESAD.CR. Apesar da entrada em vigor do processo de Bolonha, conseguimos terminar a licenciatura nos 5 anos a que nos propusemos ao entrarmos no curso.

Do nosso tempo de estudantes, guardamos na memória as pessoas, os amigos e os professores com quem nos cruzámos por lá, os momentos de lazer e de trabalho dedicado e as horas passadas naqueles corredores e no pinhal da Escola. Foram sem dúvida 5 anos de muita atividade!

Porque para nós era importante termos experiência profissional, assim que terminámos a licenciatura, começámos a fazer estágios profissionais: o Renato em Aveiro numa empresa de Tecnologias e a Filipa em Lisboa num estúdio de Comunicação. Em 2010, a Filipa foi para a Holanda onde estagiou em alguns estúdios independentes de design de produto e desenvolveu uma residência artística de 3 meses. Após o seu regresso, e em conjunto com o Renato, criámos em 2012 o projeto Colectivo da Rainha, enquanto estúdio independente – www.colectivodarainha.com. Hoje desenvolvemos em equipa projetos e produtos para clientes de vários pontos do país e diversas áreas de atuação.

Para além da esfera profissional, a Filipa criou uma revista internacional dedicada ao tem a específico das bonecas acessível em www.tinyfeetmag.com e o Renato dedica-se à fotografia analógica de forma mais pessoal.

Para nós, o IPLeiria e, mais concretamente, a ESTGAD, representou um período muito enriquecedor tanto a nível pessoal como profissional. Foram inúmeros os momentos marcantes que contribuíram para os indivíduos e profissionais que hoje somos.

Da Rede IPLeiri@lumni esperamos que nos mantenham em contacto e nos permitam saber onde estão e o que andam a fazer os antigos estudantes do IPLeiria. Achamos a iniciativa muito boa e esperamos poder contribuir da forma que nos for possível.

Como sugestão para o desenvolvimento desta Rede: como é importante todos continuarmos em contacto, pensamos que mais que a esfera virtual, a esfera pessoal e profissional se possa tornar mais próxima. Termos notícias dos colegas, dos professores e dos amigos que por lá encontrámos poderia tornar-se uma coisa menos digital, e haver um outro formato que proporcionasse a troca de experiências e outros contactos. Se for necessário estamos disponíveis para falarmos por Skype.