Catarina Vieira Pereira

28 Novembro, 2014

O meu nome é Catarina Vieira Pereira, sou açoriana, natural da ilha de São Miguel e uso como nome artístico Vieira Pereira. Sou licenciada e mestre em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design, de Caldas da Rainha. Terminei a licenciatura em 2011 e o mestrado em 2013.

Do meu tempo de estudante na ESAD.CR guardo memórias de ótimas experiências e saudades. Quem me dera voltar a ser estudante de novo (espero ainda fazer o doutoramento, mas já não será a mesma coisa). Gostei de viver nas Caldas da Rainha. É uma cidade muito calma e não fica muito longe de Lisboa, o que é ótimo para ir ver exposições e eventos. Do que tenho mais saudades daquela escola: das oficinas que são fabulosas e dos técnicos que são bastante competentes. Na minha perspetiva, o ponto mais forte da ESAD.CR são os espaços de trabalho e as suas oficinas, porque estão muito bem equipadas e o estudante sente-se completamente à vontade para trabalhar e desenvolver o seu projeto. Falo por mim porque estava constantemente na oficina de fotografia e na oficina digital, e hoje anseio por ter um espaço semelhante ao destas duas oficinas.

Depois de terminar o curso, comecei a enviar currículos e portefólios para várias galerias mas não obtive muito sucesso. Apenas uma decidiu trabalhar comigo. Enviei também para museus e organizações e aí tive mais sorte. Neste ano de 2014 tive 10 exposições, onde expus individualmente, no Museu Casa do Arcano, na minha cidade natal; participei em dois festivais de arte (o Walk&Talk e os Bons Sons) e as restantes exposições foram coletivas.

Em 2013 ganhei uma Menção Honrosa no concurso 18ª Galeria Aberta, em Beja. E em 2014 ganhei dois prémios, ambos açorianos: a 4ª Edição do LabJovem na categoria de Artes Plásticas e a 1ªEdição do Prémio Regional de Pintura “António Dacosta”.

Atualmente, estou à procura do primeiro emprego e creio que a conquista do prémio “António Dacosta” me irá abrir algumas portas, pois é um prémio importante e estou a pensar em fazer uma residência artística.

O IPLeiria contribui para o meu crescimento artístico e pessoal. Creio que a Rede IPLeiri@lumni poderá ser um convite de boas vindas para futuros estudantes, uma vez que aqui podem visualizar os percursos e testemunhos pessoais dos antigos estudantes do IPLeiria.

Para o testemunho curto, clique aqui…