Cátia Silva

12 Dezembro, 2014

O meu nome é Cátia Silva, frequentei a licenciatura em Design Industrial na ESAD.CR, entre 2004 e 2008.

Do meu tempo de estudante no IPLeiria guardo, essencialmente, os conselhos dos grandes profissionais e docentes que me acompanharam ao longo de todo o meu percurso académico. Foi com eles que aprendi, cresci e me tornei na profissional que sou hoje. A forte componente prática e o constante contacto com as oficinas leva-me a recordar com orgulho os meus primeiros projetos a ganharem forma. É, sem dúvida, uma memória marcante dos meus primeiros passos como Designer.

Depois de terminar o meu curso na ESAD.CR, seguiu-se a procura de trabalho na minha área de formação. Não foi fácil pelo que passado algum tempo decidi procurar noutras áreas e durante 6 meses trabalhei numa loja de fotografia onde acabei por adquirir alguma prática e ganhar contacto com o mercado de trabalho. Aqui apliquei muitos dos conhecimentos do meu curso pelo que não estava insatisfeita. Mas logo surgiu a oportunidade de estagiar numa empresa como Designer e obviamente aceitei a proposta. Durante 4 anos, trabalhei na Manulena, onde evoluí muito como profissional devido à variedade de projetos e à capacidade de os desenvolver em simultâneo. Trabalhei, essencialmente, em desenvolvimento de produto para esta indústria e também na componente gráfica da marca: packaging, catálogo e fotografia. Através da Manulena tive oportunidade de participar na Messe Frankfurt, uma das melhores feiras do setor.

Atualmente trabalho como freelancer e decidi criar recentemente a minha página pessoal à qual podem aceder em http://catiasilvadesign.wix.com/freelancer e acompanhar os projetos em desenvolvimento. Desenvolvo projetos, essencialmente, na área do Design Gráfico pois a procura é maior, mas também na área de produto e fotografia.

Paralelamente à minha atividade de Designer freelancer,  estou a desenvolver um projeto de realização pessoal e profissional. Um sonho que desejo ver realizado e espero poder apresentar-vos muito em breve. Este projeto fez parte do Concurso de Empreendedorismo da Acredita Portugal 4ª Edição (2014) e de entre 14238 ideias submetidas ficou entre as últimas 2000, o que para mim foi muito gratificante e me incentivou a não parar de lutar.

O IPLeiria fez-me dar asas ao meu sonho de ser Designer! Contribuiu para o meu crescimento pessoal e artístico, para dar um rumo a todos os meus projetos e às minhas convicções. Para além de grande vontade própria, foi fundamental no meu percurso a qualidade dos docentes, o apoio e incentivo dos colegas que me permitiram explorar o meu potencial enquanto estudante e agora como profissional.

Espero que a Rede IPLeiri@lumni oriente futuros estudantes que estejam com dúvidas sobre o seu rumo académico, podendo pedir conselhos a antigos alunos. E principalmente que realce o valor dos antigos estudantes para uma maior projeção no mercado de trabalho e para que estes possam ser reconhecidos pelo seu crescimento profissional.

Penso que para o desenvolvimento desta rede seria importante haver algumas atividades ou workshops para alumni, de forma a partilharem as suas experiências e alargarem a sua rede de contactos.

Para o testemunho curto, clique aqui