Orlando Reis

12 Março, 2015

O meu nome é Orlando Reis, frequentei o curso de Design Industrial na ESAD.CR, tendo terminado em 2007.

As minhas memórias de estudante nesta Escola são as noites e dias e as brincadeiras na residência mista de estudantes do Avenal, os passeios de bicicleta das Caldas à Foz do Arelho, a vivência com os colegas, as noites passadas a fazer trabalhos e projetos de algumas disciplinas e professores que me marcaram positivamente. Foram bons anos que não se esquecem por mais que o tempo passe.

Estudar na ESAD.CR veio consolidar os meus conhecimentos a nível de design, projeto e materiais, contribuindo também para solidificar o caminho que tracei para a minha carreira profissional. Fez-me crescer muito a todos os níveis, tanto pessoal, como profissionalmente.

Depois de terminar o curso, decidi continuar a trabalhar na área onde já tinha alguma experiência como freelancer – Design Gráfico. Trabalhei numa Gráfica, onde ao fim de 4 meses acabei por realizar as tarefas de Chefe do Departamento Criativo.

Meses mais tarde, decidi apostar em projetos mais “a solo”, tendo desenvolvido projetos como freelancer. Desenhei oOptimus Alive 08 e fiz também alguns projetos para vários países como Angola, Irlanda, Alemanha, EUA, entre outros. Durante 5 meses, ainda como freelancer, exerci a atividade de Diretor de Arte e paginador de uma revista nacional.

Paralelamente, dei aulas de Desenho e Educação Visual e também fui professor num curso profissional de Design Multimédia, onde lecionei aulas de PhotoshopAvançado, Illustrator, 3D max e Vídeo.

Desde 2002 que desenvolvo um projeto empresarial chamado “EDGE Designbase”, onde já executava alguns projetos de Design Gráfico. Depois de terminar o curso passei a executar também projetos multidisciplinares de Produto Gráfico/Industrial, Design de Interiores, Produção Gráfica, Direção de Arte e Gestão de Imagem e Produto. Decidi criar recentemente a minha página, acessível em www.designbase.eu.

Em 2013 e 2014 dediquei-me a alguns concursos internacionais de Design de Produto, tendo obtido os seguintes 1º e 2º lugares:

1º lugar 

Design Contest “ROCKR” Beer – Branding and Product Design (Irlanda)

Design Contest “Smokin´Q – Barbacue sauce Design.” Labels Design. (EUA – Wisconsin)

Design Contest “Dovehill Orchard” – Hard Cider Labels Design (Irlanda)

2º lugar

Design Contest “Twisted Pine Coffee” – Packaging and Product Design (USA – Wisconsin)

Design Contest “MSS Douro Wine & Gourmet Products, Lda” – Encostas de Murça – Wine labels Design (Portugal)

Design Contest “Kinsale Craft Brewery” – Beer Labels Design (EUA – California)

Design Contest “For Goodness SHAKE” – Logo Design (EUA – Las Vegas)

Design Contest “Intown Organics” – Branding and Product Design (EUA, New York)

Design Contest “Wimberley Valley Winery” – Wine labels Design (EUA – Texas)

Para o desenvolvimento da Rede IPLeiri@lumni penso que deveria existir uma maior projeção nas redes sociais, de forma a estabelecer-se um elo de ligação entre atuais e antigos estudantes do IPLeiria. Sugiro que esta Rede possa disponibilizar workshops para alumni, cursos de reciclagem para aqueles que querem melhorar ou atualizar conhecimentos e alargar a sua rede de contactos.

Para o testemunho curto, clique aqui…