Paula Jorge

17 Abril, 2015

Sou a Paula Marques Jorge, e depois da anterior formação realizada na Universidade Lusófona, entre 2010/11 frequentei na ESECS/IPLeiria o Mestrado em Ciências de Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário.

Com a frequência deste Mestrado tive oportunidade de desenvolver conhecimentos numa área que, desde há muito, me apaixonava, transformando-se numa oportunidade muito rica que me permitiu quebrar barreiras e abraçar desafios que, de outra forma, nunca iriam ter espaço nem fazer sentido.

O meu percurso pessoal, como cidadã, alterou-se de forma significativa. Após o términus do projeto de investigação do Mestrado e mais consciente do papel que deveremos assumir na sociedade, estimulei a cocriação de um grupo informal de cidadãos proativos empenhados em contribuir para o desenvolvimento da comunidade local onde residimos, através de intervenções positivas diversas.

Profissionalmente, o Mestrado também foi uma mais-valia, uma vez que trabalho há mais de duas décadas na área do desenvolvimento humano, tanto como formadora na área de formação pessoal e social, como técnica de integração socioprofissional e job-coach.

O projeto de Mestrado proporcionou o desenvolvimento de diversos projetos após a cocriação (informal) do NIPO.Dec – Núcleo de Intervenção Positiva para o Desenvolvimento Comunitário.

No âmbito do concurso da EDP – Todos queremos um bairro melhor, tive em votação até 31 de março, o projeto na área daEducação denominado “S.P.A. | EntreGerações” – Bem-Estar para um Bem-Maior –http://comunidadeedp.pt/todosqueremosumbairromelhor/ideia/1309

Este projeto propõe a realização de um campo de férias que fomente o diálogo, o respeito e a troca de experiências e saberes entre diferentes gerações, e que sendo localmente inovador, crie a oportunidade de se vivenciarem momentos inspiradores de mudança.

Pela filosofia de proximidade que pratica, o IPLeiria proporcionou-me o desenvolvimento de capacidades auto-organização valiosas, tanto para a vida pessoal como profissional.

Através da partilha de experiências individuais, a Rede IPLeiri@lumni permite-nos observar que cada um de nós, através das suas escolhas, pode contribuir para a construção de uma sociedade melhor. E neste sentido presta um ótimo serviço na criação e manutenção de laços. Parabéns!

Para o testemunho curto, clique aqui…