Inês Oliveira

1 Junho, 2015

O meu nome é Inês Oliveira, tenho 21 anos, sou natural de Lisboa, mas já há 15 anos que resido em Famalicão da Nazaré! Sou uma amante da arte, não numa área específica. Acho que a arte se completa quanto maior for o nosso leque de aprendizagem, experiência, cultura, etc.

Frequentei a Escola Superior de Artes e Design, na qual me licenciei em Design de Ambientes entre 2011-2014.

Foi o “maior” e melhor ciclo de aprendizagem que alguma vez tive (até agora). Apaixonei-me rapidamente pela área de estudo. Apesar de Design de Ambientes na ESAD.CR ter sido a minha primeira opção para ingressar no ensino superior, “mandei-me um pouco às escuras”, não sabia ao certo o que escolher, ouvi falar da específica e lá fui eu…E não me arrependo de nada, até pelo contrário.

O período mais marcante foi o de Erasmus, na Escola Superior Design (ESDI) Sabadell em Barcelona. Aconselho vivamente a quem tiver oportunidade de o fazer porque é uma lição de vida “brutal”: brutal no sentido calão e no sentido adjetivo concreto. Só a experiência faz algo reagir em nós, por isso quem puder, força!

O meu percurso após a licenciatura, começa sempre da mesma maneira: “Bem vamos pôr mãos a obra e mostrar o que valho.” A verdade que todos nós sabemos é que acaba por não ser fácil e os resultados não serem rápidos, mas agora que tenho um estágio em mãos, estou contente, mas não satisfeita. Como nós é que fazemos as oportunidades, não vou desistir até chegar onde quero! Até lá vou-me apresentando em diversos concursos, tendo ganho recentemente o 2º lugar num concurso nacional de ilustração realizado pelo Correio da Manhã. Deixo a “dica” para quem quiser e concorrer, pois o concurso prevê 5 vertentes diferentes: Ilustração, Fotografia, Curtas-metragens e Videoclips. Mais informações em: http://www.cmjornal.xl.pt/mais_cm/especiais/geracao_arte.html.

Como referi, agora estou a estagiar na Carpilux, uma carpintaria na Pedreneira da Nazaré. Estou a projetar interiores e a trabalhar na parte gráfica da empresa (catálogos, etc…).

Para além do estágio, procuro concorrer a concursos nacionais e internacionais de design e artes plásticas e tenho o meu mini atelier de ilustração, no qual espero brevemente fazer uma exposição.

O ensino superior deu- me as bases e conhecimentos para o começo de um futuro promissor. Foi o impulso para tudo o que quero fazer.

Espero que a Rede IPLeiri@lumni seja mais um meio informativo e de divulgação tanto do trabalho de antigos estudantes do IPLeiria, como de novas atividades, concursos, artistas, etc. Espero que as divulgações de trabalhos de antigos estudantes possam passar para um meio mais físico, como palestras, apresentações, exposições nas Escolas do IPL e outros.

Boa Sorte!

 

Para o testemunho curto, clique aqui