Mariana Madeira

17 Junho, 2015

Chamo-me Mariana Madeira e frequentei o curso de Design Gráfico e Multimédia (ramo Gráfico) na ESAD.CR, entre 2011 e 2014.

Relativamente a memórias que guardo do meu tempo na ESAD.CR, sinto que me ajudou a crescer muito, tanto a nível pessoal como profissional. Apesar de estar a estudar na “mesma” cidade, são mundos muito diferentes, o que me fez encarar as coisas a nível pessoal de uma maneira muito diferente do que estava habituada. E tive ótimos professores que me ajudaram a lidar de formas diferentes em cada situação. Foi uma experiência muito enriquecedora, e sei que se não tivesse passado por ela, hoje não olhava para o mundo profissional da mesma forma.

Após ter terminado a licenciatura resolvi primeiro aproveitar um pouco o sol e a praia, confesso! Achei de início que não seria assim tão difícil encontrar um estágio profissional na minha área, o que com o passar do tempo vi que estava redondamente enganada!

Andei a trabalhar fora da área do design uns tempos e enquanto esperava e procurava por um estágio, fui pesquisando e participando em concursos: O primeiro foi um concurso de ideias em Águeda, anunciado pela ESAD.CR. Inicialmente andava um pouco perdida com o que fazer, pesquisas atrás de pesquisas; mas num daqueles dias de completa inspiração, pus mãos a obra e dois dias depois dei por mim a pôr tudo no envelope para enviar por correio e a pensar: “Seja o que for”. Confesso que não esperava ficar entre as cinco propostas finais, muito menos numa primeira participação, foi uma surpresa enorme e claro, um orgulho.

Depois, o concurso seguiu para votação pública tanto presencial como online, e umas semanas depois vem a notícia de que tinha ficado em 3º lugar! Fiquei muito feliz e deu-me ainda mais vontade de continuar a investir, pois no final de contas “quem não arrisca não petisca”.

Atualmente (e felizmente!), estou a começar um estágio profissional na minha área. Para além do estágio, estou a iniciar uns projetos, a nível familiar, dentro do design, pois acho que é importante não estarmos parados e investirmos sempre o melhor de nós.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que seja uma ajuda e mais-valia para outros estudantes que estejam um pouco perdidos, por estarem a acabar os seus cursos e não saberem por onde começar no mundo profissional. Acho interessante o facto de esta Rede continuar a procurar antigos estudantes e mostrar-nos como está a ser o progresso profissional de cada um, porque muitas vezes acontece perdermos o contacto uns dos outros, e assim sempre é uma forma de nos “reencontrarmos”.

Para o testemunho curto, clique aqui