Paulo Cristo

19 Outubro, 2015

Chamo-me Paulo Cristo e frequentei a Licenciatura de Engenharia Informática na ESTG (pré-bolonha, em regime pós-laboral), a qual concluí em 2007. Entre 2009 e 2011, realizei o Mestrado em Computação Móvel.

Do meu tempo de estudante no IPLeiria guardo só boas memórias. Tanto pelo muito que aprendi, como pelos colegas, professores e funcionários, que tive oportunidade de conhecer. Além disso sempre gostei de aprender.

Depois de ter terminado o curso no IPLeiria, estive sempre envolvido em projetos de desenvolvimento de software, sobretudo aplicações móveis e web, maioritariamente trabalhando de modo remoto para empresas estrangeiras. Ainda passei por Lisboa durante um ano, mas concluí que os benefícios de estar na capital, onde se situam as maiores empresas da área, não compensavam a diminuição de qualidade de vida. Além do mais, sempre achei que a localização do posto de trabalho, principalmente na minha área, é completamente irrelevante. Posso trabalhar em qualquer lado, e a qualquer hora, desde que tenha uma ligação à Internet. Infelizmente as empresas portuguesas ainda têm uma mentalidade atrasada nessa área, comparativamente a outros países mais avançados; daí ter optado pela via internacional.

Atualmente, trabalho como programador freelancer para MosaLingua.com, na criação de software para dispositivos móveis e web, destinados à aprendizagem de línguas estrangeiras, sendo responsável sobretudo pelas versões para dispositivos IOS/Apple.

Para além disso, tenho outros projetos. Alguns mais ativos, outros um pouco postos de lado, sobretudo devido à falta de tempo. Paralelamente à minha atividade profissional, criei o meu próprio estúdio de desenvolvimento de jogos, sobretudo para tablets e smartphones. O link da página é www.pcdreams-software.com .

Além dos jogos, que é a parte que mais me apaixona, também desenvolvi um software inovador de gestão de eventos, tarefas e projetos, partindo do meu próprio projeto de mestrado. Trata-se de uma aplicação com características únicas que permitem a sua utilização por quase todo o tipo de organizações, inclusivamente por Escolas como a ESTG. O Advanced Event Management System (AEMS) está disponível gratuitamente em www.advancedevent.com

O IPLeiria contribuiu para a minha formação, tanto profissional como pessoal. Obviamente, a parte mais visível está maioritariamente ligada ao conhecimento que me proporcionou, às capacidades profissionais com que a instituição e os seus docentes me dotaram. Ao nível pessoal terá contribuído, sobretudo, para a capacidade de me conseguir interrelacionar com outras pessoas, dentro e fora do contexto educacional e laboral. Conheci muita gente e fiz muitos amigos, e isso não tem preço.

Da Rede IPLeiri@lumni espero, sobretudo, que ajude a manter o contacto dos estudantes ou antigos estudantes com a instituição, e que estes possam servir de exemplo para quem está agora a iniciar os seus cursos.

Para o testemunho curto, clique aqui