André Coelho

2 Novembro, 2015

Sou André Duarte Coelho e estudei na ESAD.CR entre 2004-2007, concluindo a licenciatura em Design Gráfico e Multimédia.

Foram, sem dúvida, os melhores anos da minha vida enquanto estudante. Depois da conclusão do ensino secundário na Escola Artística António Arroio, havia chegado o momento de decidir o próximo passo. Aí, depois de visitar as principais escolas de Artes, Design e Comunicação do país, não tive qualquer dúvida em escolher a melhor.

Das memórias da ESAD.CR guardo a relação entre os alunos, a proximidade com os professores e a disponibilidade de recursos para podermos trabalhar e desenvolver-nos enquanto estudantes. Recordo, ainda, como não podia deixar de ser, as festas que não tinham fim; mas no outro dia, lá estávamos nós na escola. Na nossa escola, até porque sim, existe esse sentimento de pertença e isso sabe tão bem.

Depois da ESAD.CR, a parte dura mas não menos saborosa – o mercado de trabalho. Não foi difícil encontrar uma oportunidade e comecei logo a fazer aquilo que escolhi: designer de comunicação na GCI onde fiquei até 2011. Durante esse tempo concluí a Pós-Graduação em Design de Comunicação na Faculdade de Arquitetura de Lisboa e, na mesma Universidade, frequentei o Doutoramento em Design. Depois da fase curricular, faltou-me entregar a tese. Talvez um dia! Ainda em 2011 comecei a trabalhar, como supervisor criativo, na YoungNetwork – Lisboa e pela mesma agência fiz as malas, lançando-me para África. Como Diretor Criativo trabalhei os mercados de Cabo Verde, Angola e Moçambique. Com as minhas equipas criámos para marcas como Cerveja Sagres, Millennium Bcp, Tintas Cin, TvCabo e a Internacional Visa.

Atualmente, sou Diretor Criativo da DDB Moçambique (Omnicom Group) e responsável por uma talentosa equipa de criativos que tive a felicidade de poder escolher. Trabalhamos as principais marcas do país como HCB, M-Pesa, Tintas Cin, LAM, entre outras, e na esfera internacional criamos para o Standard Bank e Vodacom – Vodafone Group. O nosso trabalho tem sido reconhecido e, por isso, premiado nos mais diferentes festivais internacionais de criatividade.

É a partir deste continente maravilhoso que aproveito para praticar algumas das minhas outras paixões, que não apenas trabalhar. Sou professor e formador nas áreas de Design, Comunicação e Publicidade. Viajo com imensa regularidade. Fotografo, cozinho e provo vinhos sul-africanos que desde já aconselho.

Mais do que técnicas, metodologias, processos ou qualquer outra coisa, a ESAD. CR ajudou-me a desenvolver competências que contribuem diariamente para o sucesso profissional mas também pessoal. Há coisas que não se aprendem numa escola qualquer e depois de ter conhecido a ESAD.CR percebi que esta não era mesmo uma escola qualquer. Além do espaço, das oficinas/laboratórios que os estudantes têm ao seu dispor, esta vivência permite-nos aprender que não estudamos para trabalhar, não trabalhamos para sobreviver e não sobrevivemos para não sofrer. Todo o sofrimento é apenas o melhor barómetro de aprendizagem e com uma família tão aconchegada como a da ESAD.CR, sofrer não é uma coisa má.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que mantenha o compromisso de não deixar morrer as relações de proximidade criadas entre os alunos do IPLeiria, provocando, desafiando e proporcionando novos encontros para que esta Rede seja verdadeiramente global e promotora de sinergias.

Para o testemunho curto, clique aqui