Elsa Viegas / Embaixadora IPLeiria

27 Abril, 2016

hello@bijouxindiscrets.com

O meu nome é Elsa Viegas e entre 1994 e 2001 fui aluna da ESAD.CR, onde me licenciei em Design Gráfico, depois de passar o 1º ano em Tecnologias para a Cerâmica e outro ano em greves várias, revindicando os nossos direitos como estudantes. À maior parte dos estudantes da atual ESAD.CR não lhes dirá nada dizer que tínhamos aulas na Mattel, mas aos estudantes de Artes Plásticas e Design desse tempo, diz e muito.

São várias as memórias que guardo dos tempos de estudante nesta Escola, mas o que sinto na pele é o imenso privilégio de ter estudado rodeada de gente tão criativa, num ambiente realmente artístico.

Terminei a licenciatura em julho de 2001 e em setembro comecei a trabalhar em Portugal na área de Design Gráfico. Ao fim de dois anos tinha imensa vontade de crescer tanto pessoal como profissionalmente e decidi mudar-me para Barcelona. Realizei um Master em Comunicação Publicitária no IED (Instituto Europeo di Design), onde me especializei em publicidade, tendo conhecido vários profissionais do sector. Terminado o Master, encontrei estágio (não remunerado) numa das melhores agências de marketing direto em Espanha, a Proximity Barcelona, para a qual fui contratada como Designer Gráfica no final do estágio.

Em 2006, em conjunto com duas amigas, fundámos a Bijoux Indiscrets, uma marca pioneira e referente mundial do erotismo no feminino. Desde a ideia até à comercialização dos produtos passando pela comunicação e design, tudo se realiza dentro da empresa. Atualmente, a empresa conta com uma equipa de 17 pessoas e com uma rede de profissionais que nos apoia em diversas áreas. Temos sede em Barcelona e sucursal em Nova Iorque e estamos presentes em mais de 40 países. Pode conhecer-nos um pouco melhor em http://www.bijouxindiscrets.com e em https://www.facebook.com/bijouxindiscrets/timeline

Atualmente, sou responsável pela parte mais criativa da Bijoux Indiscrets (design, criatividade, marketing on-line, redes sociais e comunicação) e também por todas as questões e desafios que surjam no dia-a-dia, como em qualquer empresa pequena.

O facto de ter estudado na ESAD.CR e de ter saído da minha zona de conforto tantas vezes ao longo da minha vida de estudante, creio que influenciou enormemente a minha personalidade. Não quero passar um dia sem aprender algo de novo e sem tentar ser melhor, tanto como pessoa como enquanto profissional. Nesse aspeto, sou muito exigente comigo e com a minha equipa.

Acabo de saber da existência da Rede IPLeiri@lumni e creio que o importante será o fluir de informação e sinergias que possam vir a ser criadas. Vou partilhar as minhas máximas pessoais que me ajudam no dia-a-dia: Não julgar! Ser livre! Nada é impossível! E como empresária, dizer que o mais importante é a equipa! Há muitas outras variáveis muito importantes numa empresa, sobretudo numa empresa de produto como a Bijoux Indiscrets, mas sem dúvida que máximas como “o segredo é a alma do negócio” estão mais que obsoletas nos dias de hoje. A partilha e o fluir da informação são o que permite que os negócios cresçam saudáveis e que novas e melhores empresas se tornem possíveis, porque “se queres ir rápido vai sozinho, mas se queres ir mais longe vai acompanhado”.

Para o testemunho curto, clique aqui