Frederico Rosa

11 Outubro, 2016

Sou Frederico Rosa e em 1999 entrei no curso de Engenharia Electrotécnica na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPLeiria. Este foi, sem dúvida, o primeiro grande passo para todo o meu percurso, tanto de conhecimento como de valores, que me ajudam todos os dias a querer fazer mais e melhor.

O IPLeiria tem a capacidade de marcar todos os estudantes pelo forte espírito de equipa que desenvolve. Este é, sem dúvida, o maior “tesouro” da minha passagem pela instituição, pois hoje tanto encontro colegas, um pouco por todo o mundo, como encontro docentes que ainda se recordam de nós e com quem dá sempre para “aquela conversa”.

Para além deste companheirismo, do IPLeiria recordo-me da frase que mais me marcou num dos primeiros dias de aulas, enquanto caloiro: “Vocês devem sair de cá com a capacidade de saber aprender”, dito pelo Diretor de Curso de então. E este é um dos lemas que mais me tem seguido na vida, levando-me a nunca estar satisfeito e a querer aprender sempre mais.

Este gosto pelo querer saber, fez com que depois de terminar a licenciatura em Engenharia Electrotécnica, praticamente nunca tivesse parado de fazer formação. Posso destacar a formação em RCCTIE (Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios), a Pós-Graduação em Gestão e Eficiência Energética, o MBA (Master Business Admnistration) no Instituto Superior Técnico de Lisboa e o Executive Education Program: Silicon Valley Immersion, na Universidade de São Francisco.

A nível profissional, sem dúvida que o ponto de partida foi o estágio, no final da Licenciatura, realizado na Siemens e que me deu a oportunidade de ser o responsável da área industrial, na zona Centro. Em 2008, ingressei por convite na Honeywell, como responsável da área de soluções para edifícios em Portugal. Em 2010, reingressei na Siemens, para a divisão Building Tecnologies, como responsável pelo canal de produto e parceiros em Portugal.

Em 2015, entrei na Sonae Capital como Chief Operation Officer (COO) da Sistavac, empresa que atua na área da Refrigeração, AVAC, Building Efficiency e Manufacturing. Como COO sou responsável pelas operações em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Roménia, envolvendo cerca de 500 colaboradores. O meu contacto de Linkedin é https://pt.linkedin.com/in/fredrosa

O IPLeiria foi, sem dúvida, o melhor “arranque” que poderia ter tido, pois o exemplo do corpo docente e o trabalho em equipa e dos colegas com quem tive oportunidade de desenvolver projetos, permitiu que tenha encarado a vida com foco nas soluções e não nos problemas.

A Rede IPLeiria@lumni é importante para uma comunidade que tem um elemento marcante da vida em comum – a passagem pelo IPLeiria – podendo continuar a trocar experiências e promover o espírito de entreajuda.

Para o testemunho curto, clique aqui