Telma Amiguinho

4 Novembro, 2016

Olá a todos!

Chamo-me Telma Amiguinho, e entre 2000 e 2006 frequentei o curso de Engenharia do Ambiente da ESTG. Muito orgulho por ter feito parte da turma estreante deste curso!

Foram anos muito intensos a todos os níveis! Uma turma super unida e dinâmica, uma panóplia de professores com muito know how, extremamente profissionais e muito empenhados em nos preparar para a verdadeira fase de aprendizagem… a vida profissional!

Desses anos trago bem presentes os dois lados de uma vida académica. De um lado, a vida de fraternidade entre amigos com os quais ainda hoje tenho o prazer de conviver; do outro, o desafio que foi a exigência deste curso. Sim, considero que foi um curso que exigiu de todos um grande empenho, perseverança e dedicação!

A reta final do curso com as disciplinas de Projeto e Estágio foram, sem dúvida, um marco fundamental na minha vida, tanto a nível profissional como pessoal. Através da união e voto de confiança de mentores que respeito muito e a quem serei eternamente grata, tive a oportunidade de, em conjunto com o meu colega de curso Daniel Martins, desenvolver um projeto-piloto: Implementar a norma de gestão Ambiental ISO 14001 no restaurante McDonald’s Leiria e acompanhar o respetivo processo de certificação. Este passo abriu portas para a função que exerço ainda atualmente: consultora de ambiente externa da cadeia McDonald’s Portugal, única cadeia de restauração nacional com 100% dos seus locais certificados por esta norma internacional de referência.

Em 2009, surge outra oportunidade fantástica de realizar um sonho. Também com uma colega de curso, Débora Pires, torno-me sócia gerente da Ambassist, Lda, uma empresa dedicada à consultoria ambiental, onde exerço funções de gestora e de técnica de ambiente para clientes empresariais a nível nacional. Mais informações em http://www.ambassist.pt/ e em https://www.facebook.com/Ambassist.

Como em tudo na vida, para darmos o nosso melhor, para além do próprio esforço e mérito, existem fatores externos que nos influenciam no percurso. Sem dúvida que os alicerces académicos são fundamentais e tenho o meu caso, como exemplo, para testemunhar que o IPLeiria é uma excelente escola, possuindo todas as condições humanas, técnicas e sociais, sempre com forte componente de empreendedorismo, para ajudar e orientar os seus alunos para uma vida profissional de sucesso!

Agora, já na qualidade de antiga aluna desta instituição, fico contente com mais uma oportunidade que a mesma me volta a dar: a de estar ligada à comunidade IPLeiria, através da Rede IPLeiri@lumni, esperando que me permita fazer parte ativa na partilha de ideias, projetos e testemunhos, com vista ao enriquecimento e alargamento de oportunidades de todos os seus membros.

Procurando a partilha de informação específica sectorial, sugiro a esta Rede, a realização de encontros periódicos, devidamente organizados em função de áreas profissionais, onde cada membro é convidado a apresentar a sua empresa ou uma proposta de projeto a executar, possíveis interesses em parcerias, etc, com vista à dinamização da sua profissão/empresa. Uma network presencial organizada por área profissional para a Rede Alumni.

Para o testemunho curto, clique aqui