Cristiano Fernandes

13 Janeiro, 2017

O meu nome é Cristiano Fernandes e fui aluno da ESTG do curso de Engenharia da Energia e do Ambiente. Iniciei o percurso académico em 2007 e terminei em 2012. Ainda em 2012 iniciei a frequência das unidades curriculares do Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente, o qual concluí no final de 2015.

Os meus tempos de estudante no IPLeiria foram dos melhores momentos que passei ao longo da vida. É nesta altura que passamos a ser mais independentes. Esta fase é, sem dúvida, das mais marcantes. Relembro toda a alegria de ter integrado uma nova escola, de ter sido muito bem recebido e do acompanhamento dado pelos colegas mais velhos. Posso agora apreciar o meu desenvolvimento como pessoa, o facto de ter ganho um maior nível de responsabilidade, devido a todo o trabalho inerente à conclusão do curso. Relembro também grandes amigos que ainda hoje mantenho e todo o espírito de entreajuda com os colegas mais próximos. Recordo também a disponibilidade e ajuda dos professores para quem mostrava vontade de trabalhar. Foram também irrepreensíveis.

Posso considerar-me um sortudo, apesar de muito ter lutado para que, com essa sorte, conseguisse cumprir os meus objetivos. Faltavam alguns dias para terminar a licenciatura, e já andava a procurar algumas oportunidades na área, quando consegui encontrar uma possibilidade de estágio curricular, não remunerada, mas que decidi aceitar com o objetivo de ganhar alguma experiência profissional. Aqui desenvolvi atividade ao nível da consultoria na área da Qualidade e Ambiente. Este estágio teve a duração de 1 mês.
Entretanto, surgiu uma oportunidade de estágio profissional, com a duração de 9 meses, numa empresa na área da consultoria, ao nível da Eficiência Energética. Este estágio foi muito enriquecedor, dado que fui privilegiado com o conhecimento de várias atividades industriais e de serviços.

A vontade de integrar um projeto na área industrial foi crescendo e, após concluir com sucesso um curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, procurei nova oportunidade para realizar o estágio final com possibilidade de continuidade na empresa. Surgiu assim um novo desafio como Técnico de Ambiente e Segurança no Trabalho, numa indústria do ramo Alimentar. Este cargo permitiu desenvolver competências a nível industrial, lidar com equipas próprias e procurar ativamente desvios aos Sistemas de Gestão implementados, no sentido de melhorar continuamente os processos. Pude também conhecer a dinâmica da indústria e adaptar-me a todas as alterações que iriam sendo introduzidas, no sentido de estar um passo à frente da concorrência. Foi possível aplicar muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e desenvolver competências nas áreas de Ambiente, Energia e Segurança no Trabalho.

Posteriormente, integrei um projeto com um nível de responsabilidade superior, que representa o meu atual cargo profissional. Ou seja, atualmente sou Diretor de Qualidade, Ambiente e Segurança no Trabalho de uma unidade industrial de transformação de cartão canelado. Sou ainda líder dos setores Técnico, Industrial e Expedição, acompanhando os indicadores das secções e auxiliando na melhoria dos mesmos.

O IPLeiria representa a base do colaborador profissional que sou hoje. Dotou-me de conhecimentos teóricos que pude implementar e desenvolver na prática. Foi também uma instituição onde pude encarar os desafios com um nível de exigência superior, aumentando a minha responsabilidade pessoal.

Da Rede IPLeiri@lumni espero uma partilha de conhecimentos e experiências, que contribua para ajudar futuros estudantes no seu percurso académico. Sem estar contra o atual sistema de ensino, considero que decidimos o nosso futuro desde muito cedo e, na minha opinião, naturalmente surgem muitas dúvidas e indecisões. Este portal, bem divulgado, permite a futuros estudantes conhecer o percurso dos colegas mais velhos e, assim, ajudar nas opções futuras.
Para o desenvolvimento desta Rede sugiro apenas que mantenham o seu bom funcionamento e que continuem a recolher as experiências dos antigos alunos, ao longo dos anos, o que já fazem. No entanto, é importante manter os testemunhos atualizados, para poder ajudar os futuros colegas num presente tão dinâmico como o que vivemos.

Para o testemunho curto, CLIQUE AQUI