Luís Simões

30 Março, 2017

Uma vez que a minha formação superior começou na área da Produção Alimentar, desenvolvi o meu percurso profissional começando pela área de Food & Beverage.
Atualmente, ocupo a posição de Diretor de Operações do mais recente hotel de 4 estrelas de Díli, em Timor-Leste: o Novo Turismo Resort & Spa.
Andar por vários países, entendendo o que de melhor se faz em cada um deles foi, aliás, uma das opções que tomei desde cedo, tendo passado já por experiências profissionais em Espanha, na República Checa e em São Tomé e Príncipe, para além de Portugal, claro.
Os desafios que me foram apresentados durante o percurso profissional foram essenciais para desenvolver os conhecimentos adquiridos ao longo da vida académica. Nos últimos anos, enfrentei diversos desafios, nomeadamente ao nível da adaptação dos conceitos académicos a realidades que não se encontram tão desenvolvidas como em Portugal, bem como dificuldades de formação de quadros e operacionais, constrangimentos que me permitiram tornar ainda mais perseverante, transformando-os em oportunidades.
Recentemente, lancei o meu primeiro livro intitulado “Sabores da Lusofonia”, com receitas reinterpretadas dos vários países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Este livro foi apresentado no final de 2016 na Bienal do Livro de São Paulo no Brasil, onde se decidiu fazer uma nova edição para o mercado brasileiro, que irá sair no final de 2017. Este livro foi reconhecido internacionalmente, tendo sido nomeado para o prémio Gourmand World Cookbook Awards como o melhor livro em Língua Portuguesa na categoria “Cozinha saudável para o público” e está na lista dos quatro finalistas mundiais desta categoria.
Considero que os dois anos que passei na ESTM foram essenciais para aquilo que sou hoje, tanto pessoal, como profissionalmente, sempre motivado pelo Professor Paulo Almeida, que para além de ter sido o impulsionador da criação deste Mestrado, foi e é, para mim, uma fonte de motivação e um grande exemplo como profissional. Não poderia falar da instituição sem destacar a sua excelente organização, bem como o experiente corpo docente, com competência académica exemplar e um conhecimento profundo sobre a realidade do negócio hoteleiro.
Estou certo que, de futuro, a instituição terá o reconhecimento internacional que merece, como uma referência na formação na área de hotelaria e turismo.
Para o testemunho curto, clique aqui…