Alexsander Barros

10 Maio, 2017

O meu nome é Alexsander Barros e sou antigo estudante da ESTG, da Licenciatura em Administração Pública, iniciada em 2010 e concluída em 2013, ano em que iniciei o Mestrado em Finanças Empresariais, o qual concluí em 2016.

Os meus tempos de estudante no IPLeiria foram dos melhores da minha vida até hoje. Confesso que, no início, foi muito difícil adaptar-me a uma nova realidade social e cultural e à ausência da família sobretudo em datas tão importantes como o aniversário e o Natal. Porém, é também nesta altura que passamos a ser mais independentes e a responsabilidade começa a chamar por nós. Foi, portanto, um período em que pela primeira vez vivi um “mix sentimental”: por um lado a falta dos meus pais, por outro a sensação boa de conhecer novas pessoas e integrar uma Escola onde tudo era novidade para mim. Fui muito bem acolhido pelos colegas, funcionários e professores desta instituição. Neste percurso, fiz grandes amizades que acredito que sejam para a vida e tive a oportunidade de viver um grande processo de desenvolvimento pessoal e académico.

Depois de ter concluído a licenciatura, e sentindo que faltava algo na minha formação académica, comecei a frequentar o Mestrado em Finanças Empresariais, o que representou de facto a melhor decisão tomada na altura. Em Abril de 2016 apresentei a dissertação e o Mestrado ficou concluído. De seguida, candidatei-me a um estágio no ActivoBank, tendo sido selecionado para estagiar no Ponto Activo de Leiria, durantes alguns meses. Foi uma boa experiência vivida enquanto colaborador temporário do Activo, que me permitiu perceber como funciona, na prática, o sistema financeiro.

Neste momento, encontro-me a tratar da questão da nacionalidade, uma vez que sou Cabo-Verdiano, para poder candidatar-me a um estágio profissional, com o objetivo de enriquecer o meu currículo e sobretudo a minha experiência como profissional. No visto de estudante não existe autorização para assinar um contrato, realizar um estágio extracurricular e concorrer a uma bolsa de investigação.

Com o desenvolvimento da dissertação de Mestrado, cultivei um enorme gosto pela investigação, área que pretendo vir a desenvolver a longo prazo.

O IPLeiria fez-me crescer a todos os níveis, tanto pessoal como profissionalmente. O bom ambiente da instituição, os excelentes profissionais e o clima de proximidade entre os seus membros, constituem características diferenciadoras em relação a outras Escolas.

Sendo a Rede IPLeiri@lumni uma importante rede de aproximação dos antigos estudantes à instituição, sugiro que continuem a recolher testemunhos de alumni, porque acredito que as nossas experiências possam servir de lição e de inspiração para futuros estudantes que venham a integrar o IPLeiria.