Leonardo Pereira

30 Maio, 2017

Sou o Leonardo Pereira, e frequentei a licenciatura de Proteção Civil na ESTG, entre 2009 e 2014.

Guardo ótimas memórias dos anos em que estudei no IPLeiria. Assim que cheguei fui muito bem recebido, tanto pelos professores, como pelos funcionários e pela MAMA (Magna Associação de Madeirenses e Açorianos), uma associação que, na altura, ajudava e enquadrava os estudantes e caloiros oriundos das ilhas, através do apoio dos estudantes mais velhos.

Lembro-me principalmente dos amigos, mas sem descurar a vertente académica, pois, na Licenciatura tive o privilégio de frequentar as aulas de alguns dos melhores docentes/profissionais do mundo da Proteção Civil.

Conservo a memória de uma aprendizagem ativa e uma atividade cativante. Foram-me dados meios para participar em conferências, seminários e estágios extracurriculares que me abriram horizontes. Para além disso, Leiria ofereceu-me uma magnífica qualidade de vida.

Ainda durante o meu percurso académico, surgiu a oportunidade de iniciar a minha carreira enquanto Bombeiro Profissional. Concorri, prestei provas e em abril de 2011 fui aceite como candidato à carreia de Bombeiro Municipal, tendo terminado a formação em 2012.

Em 2016, interrompi a minha atividade profissional no Corpo de Bombeiros Municipais de Leiria, para exercer funções relacionadas com a Segurança/Safety, na qualidade de consultor numa empresa de reciclagem e ambiente (Circla AB), em Estocolmo, na Suécia.

Entretanto, consegui um lugar como Consultor para os Serviços de Incêndios de uma ONG, com sede em Roma – Fire Rescue Development Program (www.frdp.org) – a única organização reconhecida pela ONU, composta por uma equipa de Bombeiros e Chefes de todo o Mundo, que presta auxílio aos serviços de incêndio em países subdesenvolvidos e vítimas de guerra. Esta oportunidade deu-me a possibilidade de ser o primeiro Bombeiro Português a trabalhar no quartel-general do prestigiado Programa Alimentar Mundial.

No início de maio de 2017, retomei a minha atividade de Bombeiro Profissional em Leiria, onde desempenho funções no Gabinete de Planeamento Técnico Operacional.

No IPLeiria, não só consegui adquirir conhecimentos sólidos num largo espetro de áreas disciplinares, como desenvolver uma perceção do que era importante e atual no mundo da Proteção e Socorro. Sinto que parti para o mundo do trabalho com muitas ferramentas!

A Rede IPLeiri@lumni proporciona uma rede de contactos que poderão ser úteis na vida profissional, permitindo uma troca e partilha de experiências. Seria interessante organizar eventos que envolvessem os antigos alunos.

Para o testemunho curto, clique aqui