Carina Abegão

14 Junho, 2017

O meu nome é Carina Abegão. Frequentei a Licenciatura em Informática para a Saúde na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Leiria, entre 2012 e 2015.
As memórias que guardo e recordo com enorme saudade do meu tempo enquanto estudante do IPLeiria são muitas, boas e inesquecíveis. Lembro-me perfeitamente da minha reação, de entusiasmo e alegria, quando fiz um dos meus primeiros exercícios de programação que consistia em fazer um pequeno programa em Java, com o intuito de mostrar no ecrã do computador a frase “Hello world!”. Foi com este e outros exercícios que senti de imediato que era isto que eu queria e que adorava. Relembro outro momento muito marcante e que representou um virar de página na minha vida para abraçar novos desafios, que foi a cerimónia da entrega das pastas. Esta cerimónia foi muito especial, não só por poder partilhar este momento com as pessoas de quem gosto, namorado e família, mas também pelo facto de ter conseguido cumprir um dos meus objetivos, que era ser licenciada em Informática para Saúde.
Depois de ter terminado a licenciatura, em 2015, tive a oportunidade de fazer um estágio profissional com a duração de nove meses, numa empresa que se dedica principalmente ao desenvolvimento de software para a área de saúde animal. Durante este estágio, desempenhei funções de Programadora Informática e após a sua conclusão, fui convidada a continuar na empresa.
Em termos profissionais, atualmente sou Programadora Informática. Além de estar a criar softwares para web e para dispositivos móveis, sou também responsável pelos mesmos. Todos estes softwares, embora distintos, são focados na área de saúde animal.
O IPLeiria contribuiu muito para a minha formação tanto a nível profissional como pessoal. Tive o privilégio de aprender com professores qualificados e muito competentes, sempre disponíveis para ajudarem os estudantes, quando estes se mostravam motivados para desenvolver novos conhecimentos. Obviamente, que a formação que possuímos depende bastante de nós, mas também depende das pessoas que para ela contribuem. E nisso, considero que o IPLeiria é de excelência, não só pelo corpo docente que possui, mas também pelas condições e instalações que disponibiliza.
Espero que a Rede IPLeiri@lumni continue a trabalhar no sentido dos antigos estudantes poderem manter a ligação ao IPLeiria, e que divulguem os seus testemunhos, pois além de poderem servir de inspiração para futuros e atuais estudantes, poderá ser útil também para as entidades empregadoras conhecerem o nosso percurso, proporcionando contactos futuros.
Para o desenvolvimento desta Rede, sugiro que mantenham atualizados os testemunhos dos antigos estudantes e que continuem a fazer o magnífico trabalho que têm vindo a fazer.
Para o testemunho curto, clique aqui