Francisco Modesto

22 Janeiro, 2018

O meu nome é Francisco Modesto da Silva, tenho 22 anos e sou natural de Alcanena, Santarém. Entre 2013 e 2016 frequentei a Licenciatura em Design Gráfico e Multimédia – Ramo Multimédia, na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.

Do meu tempo de estudante no IPLeiria, guardo as melhores recordações que ficaram das relações entre estudantes, docentes, técnicos e Direção escolar. Relações que criaram laços e uma família que até hoje se mantem unida e saudável. Durante três anos aproveitei intensamente todos os momentos que me foram fornecidos, desde a aprendizagem escolar, aos eventos culturais até ao entretenimento, e foi graças a esses momentos que me tornei num ‘Chico Modesto’.

Após a conclusão da licenciatura, decidi que necessitava de explorar mais do que aquilo que obtive na ESAD.CR. Por isso, estrategicamente candidatei-me à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, ao Mestrado em Multimédia – Especialização Cultura e Artes. Diversas pessoas questionam a razão pela escolha da cidade. A resposta é simples. O Porto está rodeado de um espírito jovem entre profissionais das diversas áreas de trabalho, e isso gera frescura e inovação de malta que intenciona produzir e criar parcerias de uma forma incessante, o que para mim é totalmente gratificante. Numa primeira fase, posso mencionar que a adaptação foi horrenda! Passava imenso tempo sozinho, o que me afetou pessoalmente, mas com persistência e apoio familiar consegui ultrapassar essas dificuldades. Paralelamente, foram surgindo oportunidades profissionais na área do Design.

Atualmente, continuo o meu percurso académico estando a concluir o Mestrado, Contudo, tenho sido convidado para parcerias desde a realização de workshops, palestras, organizações de eventos culturais à produção de conteúdos gráficos para instituições empresariais. Muito recentemente, fui convidado a produzir conteúdos gráficos animados no âmbito de um projeto internacional – Waves of Drawings, apresentado em Roma e no Vaticano. Esse projeto foi agregador de desenhos criados por crianças internadas nas diversas pediatrias do Serviço Nacional de Saúde.

Modestamente, ando pelo país numa procura de desafios para conquistar o Design Nacional, mas enquanto não se realiza essa conquista vou bebendo um belo fino na esplanada do Piolho. Para os mais gulosos deixo aqui algumas informações sobre os meus projetos:

https://www.instagram.com/ochicomodesto/

https://www.behance.net/ochicomodesto

https://www.linkedin.com/in/franciscomodesto1995/

O IPLeiria foi uma instituição fundamental na minha vida, permitindo-me adquirir aptidões técnicas e metodológicas e proporcionando-me oportunidades e experiências únicas. Nada disto seria possível sem a qualidade dos espaços e das oficinas/laboratórios que a comunidade estudantil tem ao seu dispor. Todas estas possibilidades permitiram que realizasse eventos nacionais/regionais dentro das instalações da Escola, trazendo convidados incríveis na área do Design e das Artes. A ESAD.CR foi uma excelente rampa de lançamento para o mundo.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que continue com o seu excelente trabalho, mas desejaria que ocorresse maior agregação e potencialização de parcerias entre antigos alunos do Instituto.

É importante que esta Rede continue a crescer, permitindo integrar atuais, futuros e antigos estudantes e desenvolvendo uma melhor interação e partilha de experiências profissionais. Seria interessante realizar-se um evento de confraternização entre todas estas gerações.

Para o testemunho curto, clique aqui