Lino Rodrigues

23 Maio, 2018

O meu nome é Lino Ricardo Soares Rodrigues, tenho 25 anos e sou natural de Viana Do Castelo. Frequentei a Escola Superior de Artes e Design entre 2010 e 2017, inicialmente na Licenciatura em Artes Plásticas e, posteriormente, no Mestrado em Design do Produto.

Para quem estuda na instituição ESAD.CR, muitas vezes, poderia ser mais motivador se a mesma se encontrasse num meio mais desenvolvido, num centro urbano com mais oferta e diversidade. Porém, Caldas da Rainha é uma cidade com inúmeras qualidades, embora pequena. Uma cidade repleta de pequenos comércios, e que beneficia de espaços criativos e de espaços que funcionam como pequenas incubadoras, que são ótimos para quem quer iniciar o seu próprio trabalho ou atividade. Para não falar das inúmeras qualidades naturais, o magnífico parque D. Carlos I e o seu mercado que decorre todos os dias do ano, na conhecida Praça da Fruta.

São várias as memórias que guardo dos tempos de estudante nesta Instituição. Tive o privilégio de estudar rodeado de gente criativa, num ambiente caracterizado pelas boas relações com outros estudantes, docentes e técnicos superiores. Procurei tirar sempre o máximo proveito das condições que a instituição tinha para me oferecer. Foi um percurso recheado de momentos de aprendizagem, cultura e entretenimento, tanto na licenciatura como, principalmente, no mestrado.

Após a conclusão da Licenciatura, decidi candidatar-me ao Mestrado em Design do Produto, também na ESAD.CR. Alguns amigos e professores na altura questionaram-me sobre o motivo de decidir ficar na mesma instituição. A resposta é simples: o Mestrado em Design do Produto nesta Escola, tem sido por diversas vezes considerado, nos últimos anos, um dos melhores a nível nacional e europeu. Contudo, o principal motivo foi estratégico, pois em simultâneo comecei a trabalhar na área de Design Industrial no Distrito de Leiria.

Terminado o percurso académico, sou agora responsável pela gestão, produção e design de uma marca de produtos de cortiça nacional e, em simultâneo, desenvolvi o meu gabinete de design, atualmente mais direcionado para o Design Gráfico, com acompanhamento constante de algumas empresas. Brevemente, será possível encontrar toda a informação em http://www.linorodrigues.com/; https://www.instagram.com/linosorodrigues/; https://www.facebook.com/linosorodrigues

O IPLeiria foi uma instituição fundamental no meu percurso académico, permitindo-me adquirir múltiplas aptidões técnicas e proporcionando-me muitas oportunidades e experiências. Destaco na ESAD.CR a qualidade dos espaços, ótimas condições físicas, tecnológicas e um grande potencial humano.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que continue com o seu excelente trabalho na partilha de informação de antigos alunos que frequentaram as diversas escolas do Instituto Politécnico de Leiria. Seria importante que as próprias Escolas organizassem palestras com os antigos alunos, talvez até como motivação para os atuais e novos estudantes, destacando a partilha de experiências profissionais.

Para o testemunho curto, clique aqui