Paulo Fajardo

2 Outubro, 2018

Chamo-me Paulo Fajardo. Em 2000/01 ingressei no curso de Turismo e Mar na ESTM em Peniche e em 2001/02 solicitei transferência para o curso de Turismo na ESEL, em Leiria. Concluí a licenciatura em 2005.

Do meu tempo de estudante, guardo as melhores memórias possíveis de uma época que marcou a minha entrada na idade adulta. Alguns dos meus melhores amigos, que ainda hoje fazem parte da minha vida, conheci-os durante o percurso académico no IPL. Recordo um ambiente de bastante proximidade entre professores e alunos e regresso muitas vezes com sentimento nostálgico à “linda Leiria”, uma cidade que soube acolher-me como leiriense adotivo.

Concluí a licenciatura em Turismo já em regime de trabalhador estudante. No 2º ano do curso comecei a trabalhar a tempo inteiro na área Audiovisual, um meio que, à partida, poderá parecer bastante distante do Turismo, mas que ao longo do meu percurso profissional, me tem permitido encontrar bastantes pontos de convergência e onde a minha formação no IPL me tem sido bastante útil.

Desde então, tenho desenvolvido trabalho como operador de câmara, editor de imagem, realizador e produtor de conteúdos informativos e de entretenimento, para vários canais de televisão nacionais e internacionais.

Atualmente, trabalho a tempo inteiro como repórter de imagem e editor de imagem na área de Informação para os canais de televisão SIC e SIC Notícias na Região Centro, local onde já recebemos vários estágios de alunos do IPLeiria.

Paralelamente, tenho desenvolvido, como autor, vários projetos de ficção e documentais que têm vindo a ser reconhecidos internacionalmente. Alguns dos mais relevantes foram: em 2012 “Berlenga – A Ilha do Farol” venceu o prémio de Melhor Filme Ibero-americano no Art&Tur; em 2016 a curta-metragem “Pastor de Sonhos” ficou classificada em primeiro lugar na categoria de Turismo e Natureza no Art&Tur; em 2017 “Resiste BA-61!” venceu o prémio de Melhor Documentário no Bragacine e este ano ganhou o Prémio Especial do Júri no Portugal International Film Festival. “A Rebentação” é o meu mais recente trabalho e está a começar a fazer o circuito de festivais de cinema internacionais, tendo já sido selecionado para a Roménia e Marrocos.

No meu tempo livre, sou também coapresentador do podcast de cinema “VHS – Vilões, Heróis e Sarrabulho”, juntamente como o Daniel Louro, também ele antigo estudante do IPL, mas do curso de Comunicação Social e Multimédia. Trata-se de um formato talk show onde convidamos autores nacionais e internacionais para uma conversa informal sobre os seus trabalhos.

Podem acompanhar-nos em www.facebook.com/VHSpodcast ou em www.youtube.com/user/VHSPodcast.

Ao longo dos anos tenho desenvolvido vários projetos para entidades de promoção turística e a passagem pelo IPLeiria foi essencial para a minha formação, tanto pessoal como profissional, na medida em que foi durante este período que adquiri as “ferramentas” necessárias para aplicar posteriormente no mercado de trabalho.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que se transforme rapidamente numa rede que faça a ponte entre antigos colegas de Escola e quem sabe futuros parceiros de trabalho, motivando e fomentando a troca de experiências entre as várias gerações de alunos do IPLeiria.

Uma vez que o som e imagem são os elementos com que trabalho diariamente, lançaria o desafio para que os futuros depoimentos IPLeiri@lumni fossem gravados em formato de reportagem online pelos novos alunos da ESECS.

Para o testemunho curto clique aqui