Sandra Francisco

12 Outubro, 2018

Chamo-me Sandra Francisco, tenho 40 anos, estou habituada a fazer limonada sem limões e nasci em Paris. Frequentei a 1.ª edição da pós-graduação em Gestão de Negócios Online, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), durante o ano letivo de 2016/2017.

Das memórias recentes que guardo enquanto “estudante do Politécnico de Leiria”, realço a cumplicidade fantástica que pautou o meu percurso académico nesta casa: professores e colegas, sempre no mesmo nível, sem truques ou patamares, com muito carinho, amizade, apoio e vontade de ajudar sempre e a qualquer hora. O sucesso individual de cada um de nós foi sempre uma preocupação genuína de todos os elementos da turma, que com grande empenho e amizade se dedicou ao sucesso comum. Aprendi que ainda há muito para aprender, tendo porém, ficado com a consciência de que adquiri as bases fundamentais para levar em frente os meus ideais e rasgar os desafios mais exigentes. Tive o privilégio de passar por uma experiência especialmente positiva e gratificante, repleta de histórias, pessoas, oportunidades e emoções, e, sinceramente, é nisto que acredito!

Atualmente, sou Social Media and Web Manager no Gabinete de Imagem e Comunicação desta instituição, onde desempenho funções há cerca de 12 anos. Trabalho diariamente com pessoas, palavras, imagens, informação para ontem, prioridades e redefinição de prioridades, sensibilidades e imprevistos, não necessariamente por esta ordem. Nem sempre as atividades são lineares e, quando é necessário, também acabo por ser uma espécie de PPTO (Pau para a Toda a Obra)!

Para lá da esfera laboral, que muitas vezes se confunde com o todo resto, sou completamente apaixonada por storytelling e fotografia. Em 2015, resolvi juntar o melhor dos dois mundos e iniciei um projeto pessoal de “Poesia Visual” no Instagram: @sandra.efe (www.instagram.com/sandra.efe). Escrevo as crónicas “Diário de uma Peste”, “Antologia do Improviso (quase eu, quase assim)” e, mais recentemente,“Diário de um Umbigo” disponíveis no meu perfil pessoal de facebook: Sandra Francisco (www.facebook.com/sandra.francisco.984). Brevemente, cenas dos próximos capítulos… Talvez um livro com ideias alinhavadas, sonhar ainda é grátis 😉

#diáriodeumapeste #antologiadoimproviso #fragmentosquaseorgânicos #poesiaquaseurbana #diáriodeumumbigo

O curso de Gestão de Negócios Online permitiu-me sistematizar e desenvolver conhecimentos que anteriormente eram intuição e pressentimento, contribuindo para a reciclagem das minhas hard skills num curto espaço de tempo. Houve oportunidade de contactar com recursos, ferramentas e modos de fazer que valorizaram as minhas capacidades e competências, através de uma abordagem alinhada com as exigências do tecido empresarial.

Licenciei-me em Design de Comunicação (Artes Gráficas) na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, que continua para sempre no meu coração, mas confesso que o ensino ministrado no Politécnico de Leiria em nada fica aquém. Engana-se quem considera que comparativamente com as universidades a qualidade do ensino superior politécnico é necessariamente inferior.

Ao estar conectada com a Rede IPLeiria@lumni, quero sentir-me envolvida numa tribo que comunica relevância, interage e partilha entre si. Espero que esta seja uma ponte inspiradora, física e virtual, entre o mundo e os protagonistas desta história: os estudantes do Politécnico de Leiria (antigos, atuais e futuros).

Para o testemunho curto clique aqui