Daniela Ramos

24 Outubro, 2018

Chamo-me Daniela Ramos e licenciei-me em Design de Cerâmica e Vidro, em 2011, na ESAD.CR.

Relembro a liberdade, no sentido de aceitação pessoal e inexistência de preconceitos, em toda a comunidade estudantil e docente. Foi o primeiro impacto e a memória mais forte. Na ESAD.CR, somos todos iguais e ninguém liga se estamos vestidos de rosa ou amarelo.

Uma escola com vários recursos e com alguns professores mais exigentes que outros. Cabe a cada aluno saber tirar o máximo proveito dos recursos oferecidos e reconhecer a necessidade de adquirir ferramentas de responsabilidade e dinamismo, na falta de apoio docente, sendo também uma aprendizagem para o futuro profissional.

A ESAD.CR proporcionou-me a oportunidade de concluir o curso em Erasmus, na cidade de Reims. Uma experiência, sem dúvida, enriquecedora, a nível pessoal e académico.

Antes da conclusão do curso, iniciei a minha carreira com diversas experiências profissionais. Honestamente, considero que falta formação para a vida profissional de um recém-formado que tencione trabalhar por conta própria ou constituir empresa. Terminei a minha formação académica em plena crise económica, o que não me facilitou a vida em termos de oportunidades na área.

Após um ano de conclusão do curso, realizei um estágio e, por mérito próprio, aprendi várias ferramentas a nível gráfico. Apesar da necessidade de recorrer a outras funções profissionais, por falta de oferta na área, considero que todas contribuíram para a minha bagagem pessoal e profissional, quanto mais não seja na observação de uma gestão empresarial irregular e de uma falta de valorização do cliente.

Sempre me mantive ocupada, mas sem nunca me separar do design, porque percebi que a criatividade é essencial para a minha motivação diária e felicidade. Fui gradualmente criando e desenvolvendo a minha marca de joalharia, um setor que despertou o meu interesse em formações que realizei nas férias de semestre, e hoje, sentindo-me com competências, abri portas ao meu projeto, que está presente no Facebook (https://www.facebook.com/DanielaRamosJewelleryDesign780218695346441/) e Instagram:  @drjewellerydesign. DR Jewellery Design – Atelier de Joalharia situa-se no coração da cidade de Caldas da Rainha e é tudo aquilo que sonhei fazer.

Atualmente, trabalho por conta própria. Tenho um Atelier de Joalharia, no qual se centram todas as etapas de execução de joalharia, desde a criação à comercialização. No Atelier, é possível comprar joalharia de autor com valor acrescentado, mas, caso o cliente queira, comprar algo simbólico, com ofertas ao seu dispor. Comercializamos igualmente artigos de relojoaria, personalizações com soluções que o cliente não encontra em mais lado algum e fazemos vários serviços inerentes à relojoaria e joalharia, como arranjos.

O IPLeiria deu-me as bases teóricas e práticas para iniciar a minha vida enquanto Designer de Produto. Deu-me o prazer de conhecer professores fantásticos, alguns deles com grande sentido prático e sei que, se precisar, ainda hoje me irão ajudar.

Com a Rede IPLeiri@lumni espero criar contactos com a comunidade estudantil e docente, não só da ESAD.CR, mas de todo o IPLeiria, manter-me atualizada quanto a eventos e estar disponível no que puder ajudar.

À Rede IPLeiri@lumni sugiro a divulgação de concursos, a criação de eventos em que os utilizadores da Rede possam participar e a projeção, nacional e internacional, do trabalho dos alumni, através do contacto com empresas e da comunicação, a fim de potenciar o seu sucesso e uma maior visibilidade.

https://www.facebook.com/DanielaRamosJewelleryDesign780218695346441/ https://www.instagram.com/drjewellerydesign/?hl=pt

Para o testemunho curto clique aqui