Daniel Rodrigues

9 Novembro, 2018

Sou o Daniel Nestório Rodrigues e frequentei o curso de Biologia Marinha e Biotecnologia na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, tendo concluído em 2006.
Da ESTM, guardo boas memórias: muito esforço para acabar o curso no “meu” prazo, boa proximidade com os professores, a beleza de Peniche e, claro, as amizades.
Apesar de parecer um curso com poucas saídas profissionais, nunca estive mais de um mês sem trabalhar na área, tendo trabalhado tanto por conta de outrem como por conta própria.
Trabalhei quase um ano em aquacultura em Portugal. Depois decidi expandir os meus horizontes e fui para a Flórida em busca de novas experiências. Aí, trabalhei para várias empresas de aquariofilia, para a Universidade de Miami (no laboratório de conservação de corais), abri uma empresa de manutenção de aquários, BioReef, adquirindo mais tarde a Web Aquatics Inc. Fui depois trabalhar para a Allfish Emporium, na qual assumi as funções de gerente. E, de seguida, trabalhei para a empresa “irmã”: a Living Color Ent, onde tive uma posição corporate – Gestor de Sistemas de Manutenção de Vida Aquática.
Em 2014, abri a minha própria empresa em Coral Springs, na Florida, especializada em aquariofilia- a Professional Fish Keepers. Neste momento, contamos com 6 empregados. Uma vez que o mercado americano é extremamente competitivo, isso estimula-me a ser sempre melhor. A Professional Fish Keepers e a única loja no sul da Florida em que o dono é Biólogo Marinho e, talvez, a única nos USA em que é Biólogo e Português. Mais, talvez a única no mundo em que o Biólogo Marinho foi formado no IPLeiria.
Em 2019, espero voltar para Portugal para expandir os negócios e, quem sabe, abrir uma Professional Fish Keepers ou outro negócio relacionado com aquariofilia para o mercado europeu e americano. A aquariofilia é um setor de negócio que precisa de ser desenvolvido e que pode gerar muitas empresas e empregos, e onde espero investir ou, pelo menos, ajudar com o meu know how. Espero ainda contribuir com a minha experiência prática e conexões para expandir e melhorar o currículo do curso de Biologia Marinha e Biotecnologia.
Pessoalmente, tenho um blogue sobre como manter um aquário de recife de coral e um canal no youtube, Professional Fish Keepers, com vídeos educativos relacionados com aquariofilia. Estou envolvido em fotografia aquática, com página no Instagram e Facebook – Coral Reef Color by Daniel Nestorio. Planeio vender algumas dessas fotos sob o formato de quadros para qualquer parte do mundo.
Penso que a maior contribuição que o IPLeiria me facultou foram mesmo as bases científicas e a prática laboratorial.
Gosto muito da possibilidade proporcionada pela Rede IPLeiri@lumni de poder aceder às bibliotecas das escolas, a artigos científicos, o que é muito importante para mim. Espero também fazer um bom networking para projetos futuros. Se um desses projetos for aprovado, gostaria de desenvolver uma espécie de Silicon Valley na ESTM – o Vale Aquático – enquanto ninho de empresas relacionadas com a aquariofilia, que possam contribuir para o desenvolvimento de calhas de iluminação LED, controladores, apps e software. Este Projeto necessitará do contributo de engenheiros e designers das várias escolas do IPLeiria.
Deixo como sugestão uma maior utilização do Linkedin, pois é uma boa ferramenta para Rede IPLeiri@lumni.