Nuno Gomes

13 Fevereiro, 2019

Chamo-me Nuno Gomes e frequentei a licenciatura de Design Industrial, entre 2006 e 2009, na ESAD.CR.

Do meu tempo de estudante guardo excelentes memórias: a proximidade que alguns professores e técnicos demonstravam com cada aluno e projeto; as oficinas onde se punham em prática as nossas ideias e as “mãos na massa”; o ambiente criativo, descontraído e altamente motivador para nos descobrirmos enquanto criadores; as exposições frequentes nos corredores da ESAD.CR e os eventos que permitiam expor e divulgar o nosso trabalho, nomeadamente a realização do Caldas Late Night.

Não menos importante, a Escola proporcionava a aproximação, o convívio e a interação entre colegas, dentro ou fora, do mesmo curso, a fim de partilhar conhecimentos e experiências. A localização da Escola é, igualmente, muito agradável e, como Caldas da Rainha é uma cidade pequena que respira arte e design, proporciona uma vivência tranquila e inspiradora.

Após terminar a licenciatura, fui trabalhar, na área do design industrial e gráfico, para uma empresa que desenvolve e comercializa tapetes personalizados, permitindo-me alargar conhecimentos na área da produção industrial e conhecer novas ferramentas de trabalho.

Em 2010, tive a oportunidade de realizar um estágio profissional, através do programa Leonardo Da Vinci, pela Universidade do Minho, na empresa ADN Diseño Industrial, S.L., em Bilbao, Espanha. Foi uma experiência muito enriquecedora e importante para o meu percurso profissional e pessoal, pois colaborei em diversos projetos, desde produtos de consumo ao mobiliário urbano.

Em 2011, regressei a Portugal onde continuei o meu percurso como freelancer, na área do design industrial e gráfico, desenvolvendo projetos 2D e 3D de interiores e arquitetura, projetos de comunicação de marca nas áreas do desporto radical, consultoria e indústria e projetos de desenvolvimento de novos produtos para as áreas da inclusão social e pedagógica.

Paralelamente, trabalhei num centro de cópias, o que me permitiu ganhar experiência no âmbito das artes finais: impressão e plotagem, estampagem, decoração em vinil e diversos trabalhos na área do design gráfico.

Em 2017, fundei a empresa XYZLAB® , sediada em Torres Vedras, que atua nas áreas de consultoria, design e prototipagem. Prestamos serviços de forma isolada ou integrada, conseguindo apoiar nas diversas fases de criação e desenvolvimento de um produto, negócio ou empresa. Desde o planeamento estratégico e financeiro, passando pela criação e desenvolvimento da comunicação e do marketing, até à prototipagem onde desenvolvemos serviços e produtos recorrendo às tecnologias de impressão 3D e de maquinação CNC a laser e fresa, criando uma ponte de ligação entre o cliente e a indústria.

Atualmente, sou CEO e designer na empresa XYZLAB® e sugiro que visitem o website e as redes sociais, caso tenham curiosidade e queiram saber mais informações.

O IPLeiria, e nomeadamente a ESAD.CR, foi fundamental para o meu crescimento, tanto profissional, como pessoal, tendo aprendido muito com o ensino praticado. A escola tem boas condições e recursos tecnológicos, que me proporcionaram uma aprendizagem de constante experimentação. Adquiri conhecimentos e competências através das diversas metodologias projetuais que continuo a utilizar na minha profissão.

Espero que a Rede Alumni continue como base para troca de experiências entre os antigos estudantes e que cresça enquanto rede de partilha. Através da divulgação de histórias e experiências, cria novas oportunidades e sinergias entre os novos e antigos estudantes dos diferentes cursos que integram o IPLeiria.

Sugiro uma maior divulgação da Rede com uma presença mais ativa, tanto ao nível digital como físico, promovendo eventos e intervenções dentro dos diversos polos que integram o IPLeiria, para ter um maior alcance na sua divulgação e conseguir criar ligações entre os diversos intervenientes das instituições.

Para o testemunho curto clique aqui