Pedro Santos

28 Março, 2019

Sou o Pedro Miguel Martins Duque dos Santos e, entre 2014 e 2017, frequentei a Licenciatura em Desporto e Bem-Estar na ESECS.

Os meus anos enquanto estudante nesta Escola foram, sem dúvida, dos melhores que tive. Quando decidi concorrer ao ensino superior, o IPLeiria não era a minha primeira escolha; contudo, acabou por ser tornar numa grande surpresa. Foi uma “casa” onde aprendi muito, onde tive oportunidade de conhecer pessoas fantásticas e fazer grandes amigos. O curso que escolhi foi, sem dúvida, uma das escolhas mais sensatas que fiz na minha vida académica, mas sobretudo na minha vida pessoal.

O curso de Desporto e Bem-Estar é como uma família. Há uma união fantástica e que tem um impacto incrível, que é possível perceber por quem estuda em Leiria. Esta união não é apenas entre os seus estudantes, mas também com os docentes que são, para além de grandes profissionais, pessoas incríveis, com os quais é possível manter uma relação, mesmo depois de terminado o nosso percurso no IPLeiria.

Foi também através do IPLeiria que pude alargar os meus horizontes e concretizar o sonho de participar no programa Erasmus+, estudando na República Checa.

Ao longo do meu percurso fui incentivado a participar no Desporto Universitário, tendo representado o IPLeiria na modalidade de Futebol. Fui convidado a fazer algumas palestras e incentivado a participar, também, no Programa de Atividade Física para Estudantes (PAFE) e no Programa de Atividade Física Laboral (PAFL), como professor/instrutor. Para além disso, no meu último ano de licenciatura tive a oportunidade de poder colaborar com um dos maiores clubes europeus de futebol – SL Benfica.

Depois de terminada a Licenciatura no IPLeiria tinha como objetivo continuar o meu percurso académico, ao qual dei seguimento na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, iniciando o Mestrado em Treino Desportivo e procurando seguir os passos daquele que é uma das minhas referências, José Mourinho. Tive a possibilidade de continuar a colaborar com o SL Benfica e surgiu a possibilidade de ser Coordenador de Campos de Férias e Atividades Desportivas.

Atualmente, sou Treinador Adjunto e Analista na equipa de juniores do GD Estoril Praia e sou Personal Trainer no Holmes Place de Cascais. Estou, também, a terminar o Mestrado em Treino Desportivo.

O IPLeiria foi, sem dúvida, a “casa” de que me orgulho muito de ter passado. É um local de ensinamentos, não apenas académicos, mas sobretudo ensinamentos de vida. Profissionalmente, abriu-me as portas para várias áreas relacionadas com o Desporto, incluindo a possibilidade de colaborar com o SL Benfica. A nível académico, fui sempre apoiado pelos meus colegas e docentes, para procurar ser melhor e atingir os meus objetivos, mas também para sair da minha zona de conforto. Pessoalmente, vivi 3 anos incríveis, tendo conhecido pessoas marcantes e feito amizades que vou levar comigo para o resto da vida.

Da Rede IPLeiri@lumni, espero acima de tudo, que a partilha da minha experiência possa ser uma mais-valia para quem ainda se encontra no seu percurso académico, para que não se esqueçam de procurar alcançar os sonhos e não tenham medo de sair da zona de conforto. O IPLeiria forma grandes profissionais em qualquer área. Para o desenvolvimento desta Rede sugiro, talvez, uma maior divulgação junto dos estudantes, pois muitos ainda desconhecem “o que é” e “para que serve” a Rede Alumni.

Fica o meu contacto em https://www.linkedin.com/in/pedro-martins-1142a4156/

Para o testemunho curto clique aqui