Mariana Sampaio

21 Maio, 2019

Sou a Mariana Sampaio e estudei na Escola Superior de Artes e Design na licenciatura (2009- 2012) e mestrado (2012- 2015) em Artes Plásticas.

Lembro-me de momentos específicos e pessoas que conheci e com as quais passei os melhores anos da minha vida. Lembro-me de tudo o que descobri e aprendi, do quanto abri a minha mente e cresci, do quanto mudei. As memórias agora estão agarradas às caras familiares, às paredes, às árvores e aos pequenos detalhes da ESAD. CR.

Depois de ter terminado o curso de Artes Plásticas, matriculei-me no mestrado na mesma área e na mesma escola. Senti que ainda havia muito a explorar e que não tinha ficado consolidado apenas com a licenciatura. Enquanto fiz o mestrado frequentei várias formações e workshops na área da cerâmica e do vidro no CENCAL das Caldas da Rainha e da Marinha Grande. Após a defesa da tese, iniciei o curso Técnico de Cerâmica Criativa no CENCAL das Caldas da Rainha e apaixonei-me pela cerâmica. Fiz estágio curricular na Portugal Gifts – Duro Designs, uma fábrica de cerâmica portuguesa e local de produção do próprio design. Depois disso, estagiei no PHABRIK Art + Design, uma concept store na Serra d’el Rey, especializada em peças de autor e de Design exclusivo.

Conciliando com os estágios, realizei exposições em grupo e individuais, investi mais na minha formação com workshops e formações na área artística e do ensino.

Atualmente e desde 2017, sou a responsável, designer e artista do projeto Mariana Sampaio Studio, um atelier de cerâmica e artes plásticas especializado em peças de autor e pequenas séries, sediado nas Caldas da Rainha. Recentemente, comecei a dar formação nas minhas áreas de domínio artístico, promovendo workshops, formações contínuas no atelier e consultoria técnica.

Tenho alguns projetos na calha, todos relacionados com o Mariana Sampaio Studio, um deles na área da decoração de interiores, mas ainda está em desenvolvimento.

https://www.facebook.com/marianasampaiostudioart/
https://www.marianasampaiostudio.com/
https://www.instagram.com/marianasampaiostudio/

O Politécnico de Leiria teve um contributo na minha vida, tanto a nível profissional como pessoal. Se não tivesse ingressado na Escola Superior de Artes e Design não teria adquirido os conhecimentos e competências nas mais variadíssimas áreas artísticas, não teria descoberto técnicas e informações pelas quais me apaixonei. Cresci a nível pessoal na ESAD.CR, de uma maneira que não teria crescido em outra Universidade. Cada escola, métodos de ensino, professores e experiências são diferentes, mas devo muito à ESAD.CR pela forma como moldou a minha educação e personalidade.

Através da Rede Alumni, espero manter-me em contacto com as novidades e informações, com antigos alunos, e manter-me a par do que se faz e de quem faz. Espero que esta Rede continue a fazer o bom trabalho de promover e apoiar os atuais e antigos alunos, para que não sintamos que fomos esquecidos. Este projeto promovido pelo Politécnico de Leiria faz-nos sentir que continuamos a fazer parte da “Família”. E, por isso, quero manter-me ligada à Rede do IPLeiria.

Penso que seria interessante fazer-se propostas de parcerias conjuntas aos antigos e atuais alunos, para desenvolvimento de projetos nas várias áreas profissionais, complementando-se e criando-se novos produtos ou serviços. Podiam promover eventos de network, apresentações de projetos e de trabalhos, seminários, colocar as pessoas em contacto pessoal. Lançar desafios ou concursos para promover novas parcerias entre antigos e atuais alunos.

Para o testemunho curto clique aqui