Rafaela Santos

14 Junho, 2019

Iniciei o meu percurso no Instituto Politécnico de Leiria em 2009, enquanto estudante de Licenciatura em Educação Social. Desta etapa guardo boas recordações, amizades e aprendizagens, impulsionadoras de um grande crescimento pessoal.

Terminada a Licenciatura, logo surgiram oportunidades de exercer os conhecimentos e aprendizagens adquiridas. Em dezembro de 2012 iniciei um Estágio Profissional na Santa Casa da Misericórdia de Benedita, Instituição na qual continuo a trabalhar como Educadora Social.

No desempenho das minhas funções, tenho o privilégio de contactar direta e consistentemente com idosos, um grupo tão heterogéneo e em constante mudança. Foi nesta relação diária e de grande proximidade, que senti necessidade de atualizar os meus conhecimentos, no sentido de aperfeiçoar esta relação, favorecendo nos idosos um envelhecimento mais positivo e repleto de tranquilidade.

Na procura de novos conhecimentos, optei uma vez mais pelo Instituto Politécnico de Leiria e, em 2016, integrei o Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo. E estou tão feliz com a minha decisão. Sinto que, para além de conhecimentos adquiridos, experiências partilhadas, este Mestrado concedeu-me oportunidades, como a de aprimorar o meu trabalho junto dos idosos em prol do seu bem-estar, bem como a de partilhar com outros técnicos e profissionais estas experiências e projetos que tenho desenvolvido e orientado, e outros a desenvolver futuramente.

De momento, para além de exercer funções de Educadora Social na Santa Casa da Misericórdia de Benedita, dou formação na área da Gerontologia, nomeadamente sobre estratégias no cuidado e estimulação do idoso dependente institucionalizado. Participo pontualmente em eventos e Workshops, a convite do Instituto Politécnico de Leira, nos quais partilho estas experiências e projetos que tenho vindo a desenvolver.

No decorrer do meu percurso académico tive a sorte de estar rodeada de bons amigos, colegas e docentes, que ainda me acompanham e fazem parte destes projetos e conquistas, tanto pessoais como profissionais. Há 10 anos que o Instituto Politécnico de Leira contribui para o meu crescimento pessoal e profissional, e desejo que este contacto e parceria continue a prevalecer e perdure por muitos mais.

Congratulo a Rede Alumni pela iniciativa de divulgação de partilhas tão enriquecedoras e motivadoras, desejando que continuem o bom trabalho, sempre a inovar no sentido de fortalecer a relação entre estudantes e antigos estudantes, técnicos e futuros técnicos.

Para o testemunho curto clique aqui