Francisco Loureiro

12 Julho, 2019

Quem sou? O meu nome é Francisco Serra Loureiro e sou natural da Figueira da Foz. Sou alguém que aos 37 anos, teimosamente, resolveu voltar a estudar e teve a felicidade de o poder fazer na ESTG/IPLeiria, entre 2011 e 2016. E a partir daí tudo mudou.

Com a vida profissional estabilizada, sustentada por 18 anos numa das maiores empresas nacionais, voltar a estudar foi entendido por muitas pessoas que me rodeavam como uma perda de tempo. Não podiam estar mais erradas.  Encontrei no IPLeiria um estímulo que tantas vezes nos falta na vida. Desse tempo de estudante guardo com carinho tantos e tantos momentos partilhados não só com os meus colegas de Licenciatura e Mestrado (ambos em Solicitadoria), mas também com os meus companheiros dos diversos órgãos académicos que tive a honra de integrar em defesa dos interesses dos estudantes e da instituição. Nesta casa encontrei docentes e funcionários sempre dispostos a ajudar e com uma relação de proximidade que facilitam a integração de qualquer estudante. Vivi noites académicas, batismo, bênção, galas e tantos outros momentos de eleição que os mais novos me proporcionaram ao acolherem-me como um deles. São momentos que levo para a vida.

A nível profissional, observei uma inversão de 180 graus na minha vida. Hoje, além de exercer a atividade de Solicitador, com escritório na Figueira da Foz, sou, orgulhosamente, professor convidado na ESTG. Sou também membro do Conselho Geral da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, onde colaboro na coordenação e planeamento de toda a formação da instituição, integrando o Instituto de Formação Botto Machado onde sou também formador.

Não satisfeito com a licenciatura e o mestrado, encontro-me atualmente a frequentar o Doutoramento em Ciências da Administração na Universidade do Minho.

Posto isto, é fácil ver como o IPLeiria contribuiu decisivamente para a minha vida atual. O meu crescimento profissional, mas, essencialmente, pessoal, deriva de todos os momentos que já referi. Costumo dizer aos meus alunos que os anos de estudante não se cingem ao que se passa nas aulas, mas sim em toda a envolvência que se cria enquanto estudante do ensino superior. Para a vida, além dos ensinamentos académicos, levamos amigos, momentos, saudades, vontade de voltar ou nem sequer partir e foi isso que eu fiz. Hoje, sinto-me em casa no IPLeiria, tal e qual me senti desde o primeiro dia que aqui entrei como estudante.

Obrigado Rede Alumni por me dar oportunidade de partilhar estas breves linhas que espero possam servir de incentivo para quem, erradamente, possa um dia pensar que é tarde para nos levantarmos do sofá e criar o nosso próprio destino. Somos nós que decidimos o que queremos.

https://www.linkedin.com/in/francisco-serra-loureiro-83158b37/
https://www.facebook.com/francisco.loureiro

Para o testemunho curto, clique aqui