Rita Frutuoso

12 Julho, 2013

Olá a todos!

O meu nome é Rita Frutuoso, estudei na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha, onde tirei o curso de Design – Tecnologias para a Cerâmica, que terminei em 2005.

Após ter terminado o curso no IPL, trabalhei na área de decoração infantil, onde estive a fazer mobiliário para quartos de crianças e a pintar paredes, o que foi engraçado!

Regressei à ESAD.CR, para uma entrevista para Técnica Superior, que na altura se designava Encarregada de Trabalhos, e aqui fiquei a trabalhar, onde já me encontro há 6 anos. Neste trabalho tenho a oportunidade de lidar com os estudantes e as suas ideias criativas, de poder colaborar na realização dos seus projetos permitindo sempre uma dinâmica ativa no trabalho, para além de realizar algumas atividades dentro e fora da ESAD.CR.

Enquanto profissional acho que o curso que tirei ensinou-me a ser designer. Ensinou-me a planear uma ideia, ou seja, um designer como criador de ideias tem que saber ter esse percurso de orientar o pensamento até chegar a um produto final e eu acho que aqui se treina isso, treina-se as fases pelas quais temos que passar até amadurecermos um projeto. Sinto que o que levei daqui, foi essa bagagem de criar uma forma organizada de pensar um pouco.

Acho que a Rede IPLeiri@lumni poderá ser boa para estabelecer contactos, pois como tudo na vida conhecermos pessoas e estabelecermos contactos é sempre uma mais-valia, quer numa área mais pessoal como na esfera profissional. Se pudermos estabelecer contactos com pessoas que passaram pelo Instituto Politécnico de Leiria, como nós, tanto melhor. Acho que temos todos a ganhar, isto porque uns trabalharão mais na engenharia que poderá em certas situações cruzar-se com o design, isto numa vertente mais profissional como é óbvio. Mas há também a parte de conhecer simplesmente pessoas interessantes e partilhar ideias. Toda esta interação só tem a valorizar o IPL e a região, porque saber se o Instituto funciona bem é saber se as pessoas estão bem na sua atividade profissional, pois é para isso que os estudantes são formados no IPL. Se tivermos esse feedback validaremos a função do IPL.

Para o testemunho curto, clique aqui…