Bruno Roda

18 Julho, 2013

Sou o Bruno Roda, natural de Leiria e nascido em 1982. Entre 2000 e 2004 estudei na ESTGAD em Caldas da Rainha, concluindo o bacharelato em Design Gráfico. Em 2008 foi-me atribuída a equivalência ao grau de licenciatura do mesmo curso pela atual ESAD.CR.

 

A ESAD.CR é um espaço único com características especiais e ideais para potenciar a criatividade dos estudantes. De forma geral, gostei também dos professores e dos funcionários. Por isso, continuo a manter contacto com a Escola, com algumas visitas pontuais.

 

No final do ano letivo de 2003/04 fui viver para Londres com o intuito de tirar um BA (Licenciatura) nas melhores escolas da Europa. Em maio de 2005, após ter preparado a minha candidatura e portfólio, fui chamado à minha primeira escolha – London College of Communication– para a respetiva entrevista. Esta correu de uma forma muito positiva e queriam ter-me como aluno de destaque, individualizando-me num grupo de dez alunos.

 

Após esta positiva receção decidi ir no dia seguinte falar com o Diretor do Curso de Design da minha segunda escolha: Camberwell College of Arts. Devo dizer que fui também muito bem recebido e que tive oportunidade de poder falar com o Diretor do Curso, como era minha intenção. Novamente o meu trabalho foi elogiado, ao ponto de este me ter convidado/desafiado a ingressar num dos MA (Mestrados) da sua escola. Foi aí que decidi voltar a Portugal para ingressar no mercado de trabalho, com a intenção de poder trabalhar em grande empresas e adquirir mais experiência e certezas para o meu MA em Londres, que era de facto a minha prioridade e motivação nesse momento. Contudo, as minhas expectativas foram rapidamente ultrapassadas com uma evolução de carreira bastante rápida e preenchida. Comecei por trabalhar na Elemento Activo, Atelier em Leiria, com o objectivo de ir em seguida para Lisboa. Após seis meses, consegui ser contratado pela Leo Burnett (Agência de Design e Publicidade) em Lisboa e, novamente após seis meses, em junho de 2006, tive uma agradável surpresa ao ter sido contratado para o cargo de On Air Producer e Designer na MTV Portugal.

 

Foi após esta oportunidade que, devido aos inúmeros projetos e motivações, fui adiando a minha ida para Londres com o objetivo de tirar um MA.

 

Em termos profissionais, trabalho atualmente na On-Air. Sou Coordinator Senior na MTV e Nickelodeon Portugal através do MDS, grupo VIACOM. Coordeno com o MDS (Milão: conteúdos para a MTV; Paris: conteúdos para o Nickelodeon) para a produção de Promos (Promoção) e Gráficos On Air (para Shows ou para a Identidade do Canal – separadores, Idents, etc) e Off Air (on the ground e Digital – plataformas Web). Sou Diretor Criativo. As minhas funções passam pela Criação de Briefings, Supervisão de Textos Criativos, Coordenação de Locuções, Negociação e coordenação de custos com Fornecedores, Produção e Direção de Arte de Gráficos On Air e Off Air, Design e Ilustração.

Também tenho outros projectos paralelos, como colaborações, trabalhos de freelancer, projetos pessoais e exposições. Aqui tenho referências de alguns dos meus trabalhos: www.behance.net/brunoroda

O IPLeiria contribuiu de forma bastante significativa e importante para conseguir ser o profissional que sou hoje e dar rumo aos meus projetos, objetivos e ambições. Como referi, consegui tudo isto não só devido a qualidades próprias, como também graças a um espaço único, com boas condições técnicas e professores de qualidade, que me permitiram explorar o meu potencial.

Espero que a Rede IPLeiri@lumni me permita ficar ligado a antigos estudantes e colegas, bem como ao IPLeiria em geral.