Tiago Rodrigues

5 Novembro, 2013

O meu nome é Tiago Rodrigues e fui estudante da primeira turma do curso de licenciatura em Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde de Leiria, entre 2009 e 2013.

Dos meus tempos de estudante tenho, sem dúvida, ótimas recordações. O ambiente académico que se vive em Leiria é bastante intenso e especial e, por isso, marca a maioria dos estudantes que estudaram (ou que ainda estudam) no IPLeiria. Recordo, com saudade, as longas noites de estudo em grupo, os jantares entre amigos, a animação vivida em praxe e a dedicação de vários Professores.

Após a conclusão do curso, viajei para o Estado do Maranhão – Brasil. Pertenço ao Grupo Missionário João Paulo II e, atualmente, encontro-me na cidade de Chapadinha a trabalhar com várias comunidades, em regime de voluntariado. Relacionado com a Terapia da Fala, tenho realizado visitas domiciliárias a algumas famílias, trabalhando essencialmente com crianças. Paralelamente, estou a lecionar algumas cadeiras no curso de licenciatura em Pedagogia, na Faculdade do Baixo-Parnaíba. Sou também professor da disciplina de Formação Cívica e Moral, num colégio da cidade, onde trabalho com jovens do 3.º Ciclo e Ensino Secundário. Formei, ainda, uma Escola de Música e um Grupo de Teatro, projetos focados no desenvolvimento cultural da cidade.

Para além disto tenho outros projetos. Enquanto estiver no Brasil, irei desenvolver alguns Seminários relacionados com a Educação para a Cidadania. Posteriormente, desejo investir também na criação de novos materiais didáticos, nomeadamente jogos pedagógicos e manuais, contando com a colaboração do curso de Pedagogia. Gostaria de investir ainda em algumas formações ou, eventualmente, numa Pós-Graduação ou Mestrado.

O IPLeiria contribuiu grandemente para o meu desenvolvimento, em diversas valências. Foi um grande desafio pertencer à primeira turma do curso – tínhamos a ânsia de nos afirmarmos e de nos darmos a conhecer! Ao longo do curso desenvolvi um espírito mais crítico e determinado. Portanto, o IPLeiria contribuiu, sem dúvida, para uma formação académica sólida e para o desenvolvimento de várias competências pessoais, das quais saliento a capacidade de trabalho em grupo.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que se mantenha ativa por vastos anos. Acredito neste conceito, portanto desejo que esta Rede se espalhe rapidamente por todos os antigos estudantes.

O conceito da Rede está bastante interessante. No entanto, creio que poderia ganhar ainda mais com a fundação de uma Associação de Antigos Estudantes (com instalações físicas). Parece-me que esta impulsionaria, não só, o convívio entre todos os membros alumni, como também o desenvolvimento de mais material científico para a comunidade académica.