Cláudia Sofia de Sousa Vala

26 Novembro, 2013

O meu nome é Cláudia Sofia de Sousa Vala. Frequentei o curso de Licenciatura em Gestão de Empresas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG). Ingressei no curso em 1995 e terminei em 1999.

As memórias do meu tempo de estudante são muitas. Ingressei no ano em que abriu o novo edifício da ESTG, situado no Morro de Lena. Foi um ano emblemático porque as obras não estavam acabadas, mas ao longo dos anos de estudo na ESTG foi notório o crescimento e o desenvolvimento da Escola. Tenho saudades de alguns professores e dos meus colegas.

Quando terminei o curso comecei logo a trabalhar no setor privado, mas o meu objetivo era trabalhar numa Escola. Gosto desse ambiente. Fui sempre consultando os Diários da República que continham as publicações dos concursos para o setor público. Concorri a um concurso para recrutamento de um lugar na área de Gestão para a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR). Concorri, fiz provas, fui à entrevista e consegui o lugar. Trabalhei na ESAD.CR durante 5 anos, depois vim trabalhar para Leiria para a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (ESSLei), onde exerço funções atualmente. Já estou cá há seis anos e gosto muito.

Atualmente sou Secretário da ESSlei e sócia gerente de uma empresa de estética em Leiria. Para além disso, encontro-me a terminar o doutoramento na área da Gestão Estratégica na Universidade de Granada em Espanha.

O IPLeiria contribui a 100% para a minha formação pessoal e profissional. É no IPLeiria que tenho o meu emprego e é aí que tenho a oportunidade de realizar um doutoramento e evoluir intelectualmente. Não podia ter melhor. Ao IPLeiria agradeço a minha evolução pessoal e profissional.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que os antigos alunos se mantenham em contacto com a instituição e que se criem sinergias entre os atuais estudantes, professores e antigos estudantes, tendo em vista a partilha de experiências e saberes. Seria bom que através desta Rede os antigos alunos voltassem ao IPLeiria para estudarem, realizarem projetos, parcerias, entre outros. Seria muito gratificante para todo o IPLeiria.

Para o desenvolvimento da Rede IPLeiri@lumni sugiro que se promova um trabalho ativo no acompanhamento profissional dos antigos estudantes, de forma a não se “perder o seu rasto”. Sinto que hoje as Escolas do IPLeiria têm essa lacuna. A Rede Alumni poderá ser um belíssimo parceiro nesse sentido.

Para o testemunho curto, clique aqui…