Lina Rosálio

17 Dezembro, 2013

Sou Lina Rosálio e, entre 2008 e 2011, frequentei a licenciatura de Educação Social, em regime pós-laboral, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

Ser aluno trabalhador estudante é realmente um desafio! Não foi fácil na perspetiva de ter de conciliar trabalho e estudos e conseguir responder às exigências do momento, sem nunca esquecer o meu pilar de apoio, a minha família e os meus amigos. Hoje posso afirmar que fui uma privilegiada, pois foi no meio deste turbilhão diário que conheci pessoas extraordinárias, colegas e amigos impossíveis de esquecer. A partilha de experiências, as vivências, as reflexões, foram fontes inspiradoras para alcançar a meta. E esta meta traduziu-se em aprendizagem, crescimento, autonomia e visão crítica, que vai para além dos horizontes traçados. Não posso deixar de agradecer a alguns dos meus professores toda esta construção, pois eles foram e são verdadeiros mentores, que sempre me estimularam e apoiaram no meu trajeto.

Atualmente, sou Coordenadora Técnica, exercendo funções no Instituto Politécnico de Leiria. Consciente da responsabilidade pública e do compromisso ético, não descuido em algum momento o rigor e os valores fundamentais de um Estado de direito, participativo e democrático. As ferramentas adquiridas no percurso académico fazem com que conceba hoje a educação social como uma prestação educativa, não formal, que vai para além da escola, abrangendo diversos espaços sociais e outros conteúdos culturais. É nesta perspetiva que toda a interação com o outro implica acima de tudo um direito de cidadania, sustentado na confiança e eficácia das práticas diárias. Este é o meu contributo diário para o desenvolvimento enquanto profissional e cidadã.

A exigência e a insegurança atual não podem ser vistas como entraves ao crescimento do individuo, antes pelo contrário, ter uma visão contraditória leva-nos a adquirir mais competências para que possamos responder a novos desafios e outras exigências, numa esfera cada vez mais competitiva, pautada pelo rigor e profissionalismo. Assim, frequento atualmente na Universidade do Minho, o Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas. Participo a título voluntário num projeto socioeducativo.

A Rede IPLeiri@lumni é uma rede de posicionamento privilegiado, para os antigos e atuais estudantes, pois trata-se de um canal de interação com interesses  comuns, reforçando a relação com o IPLeiria. É sem dúvida um bom exemplo de participação ativa, de troca de experiências e de novas oportunidades. “Aprender juntos para um amanhã melhor.”

Como sugestão para o desenvolvimento da Rede IPLeiri@lumni: keep in touch!

Para o testemunho curto, clique aqui…