Vasco Ribeiro Santos

7 Janeiro, 2014

Chamo-me Vasco Ribeiro Santos, sou natural de Caldas da Rainha e concluí em 2010 a minha licenciatura em Restauração e Catering na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche – Instituto Politécnico de Leiria. De seguida, frequentei também na ESTM o Mestrado em Marketing e Promoção Turística que concluí em 2012.

As memórias que guardo do tempo de estudante estarão sempre presentes. Estas têm que ver, acima de tudo, com a vida académica, onde destaco o espírito de equipa e camaradagem entre os colegas de curso. No fundo, foi toda uma rede de contactos desenvolvida ao longo do tempo, quer entre os alunos, quer também com os diversos docentes que connosco partilharam conhecimentos cruciais. As memórias que aqui apresento são aquelas que, na altura, originaram um maior envolvimento da minha parte.

Após a conclusão da licenciatura, concorri e fui colocado a lecionar em cursos de educação e formação e cursos profissionais de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria, na Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, onde trabalhei entre 2010 e 2013. Em 2011, ingressei na Escola Profissional da Nazaré também como docente, nomeadamente das disciplinas de Marketing, Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico e Tecnologia Alimentar, lecionadas aos seguintes cursos profissionais: Curso Técnico de Comunicação: Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Curso Técnico de Organização de Eventos; Curso Técnico de Turismo e Curso Técnico de Restauração: Variante Cozinha/Pastelaria e Variante Restaurante/Bar, respetivamente.

Entre 2011 e 2012 lecionei no Instituto Politécnico de Leiria as Unidades Curriculares de Gestão de Alimentos e Bebidas e Gestão do Aprovisionamento aos Cursos de Especialização Tecnológica de Técnicas e Gestão Hoteleira.

Em 2013 fui convidado a integrar a equipa de formadores oficiais da Academia Profissional de Cake Design, em Caldas da Rainha.

Atualmente sou docente de Hotelaria e Marketing e coordenador dos cursos de Hotelaria, na Escola Profissional da Nazaré. Sou também formador em Higiene e Segurança Alimentar, na Academia Profissional de Cake Design, em Caldas da Rainha.

Atento ao que me rodeia, colaboro com o jornal Diário de Leiria, para o qual escrevo artigos de opinião, com periodicidade quinzenal. Continuando a privilegiar a formação académica, estou no segundo ano do doutoramento em Ciências Empresariais, ramo de Marketing, na especialidade de Comportamento do Consumidor em Turismo, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto.

O IPLeiria exerceu um papel preponderante para o meu crescimento profissional e pessoal. Houve uma adequada transmissão de know-how que me permitiu, por um lado, construir o meu próprio perfil, e por outro, seguir de forma sólida o meu percurso profissional.

Espero que a Rede IPLeiri@lumni continue a desenvolver o bom trabalho que tem vindo a evidenciar. Para o seu desenvolvimento, sugiro sinergias com o tecido empresarial, como forma de aproximar os diplomados às diversas áreas de interesse laboral, fomentando uma exequível gestão de relacionamentos, profícua para ambas as partes.

Para o testemunho curto, clique aqui…