Suse Cláudia Carreira Lopes

20 Janeiro, 2014

Chamo-me Suse Cláudia Carreira Lopes, tenho 23 anos e sou do concelho de Ourém. Entre 2008 e 2011 frequentei a Licenciatura em Desporto e Bem-Estar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS.

Do tempo em que fui estudante no IPLeiria guardo na memória várias recordações. Foram 3 anos com momentos muito distintos: muitas alegrias e algumas angústias… Guardo a simpatia e disponibilidade demonstrada por todos os colegas e professores que, para além de excelentes profissionais, transmitiram grande simpatia. Sei que poderei contar com eles, em qualquer circunstância da minha vida profissional.  Recordo, ainda, as muitas horas passadas com os colegas de turma na realização dos vários trabalhos que, sem dúvida, foram momentos de grandes partilhas e experiências.

Após a conclusão do curso, senti que precisava de saber mais, de aprofundar os conhecimentos adquiridos. Durante o curso, percebi que tinha uma enorme paixão em lidar com a população mais velha, com os nossos idosos. Por esse motivo, continuei a estudar no IPLeiria, onde frequentei o Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo, lecionado por docentes da Escola Superior de Saúde (ESSLei) e da ESECS. Nesse âmbito desenvolvi uma dissertação sobre “Promoção de Autonomia e Independência em Idosos: Influência da Prática de Atividade Física nas Atividades de Vida Diárias e na Capacidade Funcional ”. Foi uma experiência muito boa e possibilitou-me novas aprendizagens e amizades.

Atualmente, exerço funções na minha área de formação. Infelizmente, não trabalho a tempo inteiro, mas enquanto profissional liberal consigo conciliar diversas aulas ao longo da semana. Dou aulas de gerontomotricidade (atividade física para idosos), em várias Associações, e aulas de hidroginástica, hidrosénior e hidrokids, através da Empresa Municipal, existente no meu concelho. Também leciono aulas de aeróbica, step e natação.

Posso dizer que tenho um dia a dia muito diversificado e um pouco cansativo, mas volto sempre para casa com um sorriso na cara, porque, felizmente, faço aquilo que mais gosto.

Sou ainda voluntária na Universidade Sénior de Ourém, onde dou aulas de atividade física.

O IPLeiria contribuiu muito para o meu desenvolvimento, não só a nível profissional, como pessoal. Permitiu que adquirisse conhecimentos em várias áreas e arranjasse ferramentas úteis para as aplicar no meu dia-a-dia. A nível pessoal, ajudou-me a crescer, a ser mais interventiva, mais crítica e a colocar os meus “medos e receios” para trás das costas.

Espero que a Rede IPLeiri@lumni continue a desenvolver-se positivamente. Desejo que seja uma Rede onde possamos saber o que os antigos estudantes andam a fazer, os projetos nos quais o IPLeiria se encontra envolvido e que se torne num meio de comunicação e interação entre membros da mesma “família”.

Para o testemunho curto, clique aqui…