João Duarte

15 Abril, 2014

O meu nome é João Duarte e sou licenciado em Turismo pela Escola Superior de Tecnologia do Mar. Iniciei o curso em 2008 e concluí em 2013.

Entrei na 2ª fase para o curso e, por isso, perdi um pouco daquele encanto das praxes, no sentido da convivência, do contacto e conhecimento dos mais velhos. No entanto, tenho muito boas recordações relacionadas com a amizade e camaradagem que perduram até os dias de hoje.

No meu último ano do curso fui trabalhador-estudante, uma vez que na altura colaborava com o Hotel Marriott Praia d’El Rey. Pedi para ter folgas nos 2 dias em que tinha mais aulas e no 3º dia tinha um horário repartido entre aulas e trabalho. Terminei o curso e continuei a trabalhar nesse hotel até Dezembro de 2013, altura em que o meu contrato terminou e não foi renovado.

Neste momento estou à procura de emprego, na zona de Santarém, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Rio Maior, Óbidos, Batalha e Leiria.

Para além da esfera profissional, estou envolvido noutros projetos: sou vice-secretário da Direção do Rancho Folclórico de Viegas, para além de ser elemento deste Rancho desde 2005. É uma ocupação que me dá bastante prazer e são muitos os desafios que, na actual conjuntura, se colocam a uma coletividade de dimensão reduzida como é este Rancho. A solução que arranjámos foi promover atividades que não são tradicionais neste tipo de coletividades, como sejam torneios de setas, de sueca, eventos na aldeia como o Arraial Popular, o Passeio BTT, o Jantar da Mulher, entre outros. Todas estas atividades servem para financiar a nossa atividade principal, que é representar por todo o país e, por vezes, no estrangeiro as formas de vestir e de dançar, bem como a cultura da nossa terra dos finais do séc. XIX.

O maior contributo que retenho do IPLeiria foi o contacto com os bons professores da ESTM, que conseguiram transmitir-me muitas noções para além da matéria de estudo, fazendo-me perceber como realmente se desenvolve o turismo no nosso país e como funciona todo o sistema que faz mover este setor da economia.

Espero que a Rede IPLeiria@lumni continue a promover o contacto entre os antigos estudantes e os seus professores, antigos colegas e comunidade IPLeiria, também através dos meios mais utilizados na atualidade.

Como sugestão para o desenvolvimento desta Rede, penso que seria uma boa ideia desenvolver palestras nas várias escolas do IPLeiria, em que os antigos estudantes, voluntariando-se, partilhariam experiências profissionais e mesmo pessoais, numa perspectiva de aconselhamento dos atuais estudantes.

Para o testemunho curto, clique aqui…