Ana Cecília Boa-Ventura

21 Outubro, 2014

O meu nome é Ana Boa-Ventura. Trabalho no Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional do Instituto Politécnico de Leiria há 18 anos. Frequentei o curso de Solicitadoria na ESTG, o qual concluí em 2008 após um interregno de cerca de 20 anos no curso inicial de Direito.

Comecei o meu percurso académico na Universidade de Lisboa, o qual foi interrompido por casamento,maternidade e posterior mudança de residência para Leiria. A minha vida pessoal e profissional nunca me deixou espaço para me deslocar a Lisboa e acabar o curso que ficou a meio do 4º ano e o IPLeiria foi a oportunidade de concretizar os meus estudos, embora numa vertente ligeiramente diferente.

Assim, em 2006, retomei o meu percurso académico o que me fez despertar o interesse pelo estudo. Conheci algumas pessoais excecionais num ensino de proximidade e que me permitiu testar os meu limites e ganhar coragem para voos mais altos. No ano em que terminei o curso, inscrevi-me em Mestrado que terminei nos 2 anos seguintes, estando neste momento a preparar a proposta de doutoramento.

Em termos profissionais tenho vindo a acompanhar ao longo dos anos as mobilidades de estudantes estrangeiros para o IPLeiria e os estágios internacionais e, de momento, tenho a meu cargo a mobilidade pessoal docente e não docente. Graças ao meu percurso académico recente, tenho diversos artigos científicos publicados, constando alguns do repositório científico do IPLeiria. Encontrei o meu espaço de estudo e investigação resultante da minha decisão tardia de dar o passo de integrar a comunidade estudantil do IPLeiria.

O IPLeiria representou  para mim a oportunidade de sair da minha zona de conforto, de encontrar a minha verdadeira vocação e descobrir que as limitações a que nos impomos ao longo da vida são meramente psicológicas e que existem para serem derrubadas.

A Rede IPLeiri@lumni contribui para a ligação à “família IPLeiria”, divulgando novos cursos e parcerias que poderão interessar. É um cordão umbilical que nos  mantém com um pé cá dentro, quando muitos já estão lá fora e uma forma de reencontrar antigos colegas.

Para o testemunho curto, clique aqui…