Joana Freitas

5 Fevereiro, 2015

O meu nome é Joana Freitas e estudei Engenharia Automóvel na ESTG, entre 2007 e 2010.

Guardo muito boas memórias do meu tempo de estudante. Felizmente, mantenho ainda contacto com muitos dos amigos que fiz em Leiria e mesmo com alguns docentes, que sempre estiveram dispostos a ajudar-me quando precisei. De entre essas memórias, lembro as idas à Nazaré, de carro ou de mota, depois dum exame que tinha corrido menos bem, as noites mal dormidas a trabalhar em Projeto que invariavelmente acabavam em gargalhada, ou mesmo as senhoras da cafetaria e da cantina que eram as melhores do mundo e nos faziam as vontades todas. Tendo mudado de Viseu para Leiria com 17 anos, passando a viver sozinha pela primeira vez, foi muito importante sentir esse apoio e conforto.

Depois de terminar o curso, fiz um estágio curricular de 6 meses na PSA Peugeot Citroen em Mangualde, tendo ingressado em seguida no Mestrado em Motorsport Engineering em Oxford Brookes, no Reino Unido.

Atualmente, trabalho para o grupo BMW e, mais especificamente, na fábrica MINI em Oxford. Estou inserida no Departamento de Qualidade e Validação de Motores, sendo a especialista de qualidade dos motores Diesel. O nosso trabalho consiste em testar os novos modelos e os pré-série em pista e estrada e, em conjunto com o Departamento de Desenvolvimento situado na Alemanha, trabalhar para resolver quaisquer problemas de qualidade e certificarmo-nos de que os carros atingem o nível de qualidade esperado.

Estudar na ESTG deu-me muitas das competências necessárias e bases técnicas para o trabalho como Engenheira, mas também me ajudou a construir uma rede de contactos muito útil com colegas e docentes.

Assim, espero que a Rede IPLeiri@lumni me possibilite desenvolver ainda mais essa rede de contactos, permitindo-me acompanhar o progresso de outros colegas nas suas vidas profissionais, seja em Portugal ou pelo Mundo.

Para o testemunho curto, clique aqui…