Wilson Moleiro

23 Abril, 2015

Chamo-me Wilson Miguel Moleiro dos Santos e, entre 1995 e 1998, frequentei o 11.º Curso de Bacharelato de Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Leiria. Do meu tempo de estudante no IPL guardo excelentes memórias pelo contacto contínuo com os colegas de curso, com a cidade, com a Escola e o seu corpo docente. Relembro com muita saudade as experiências vividas em estágio também com colegas de curso e outros profissionais de saúde, de diferentes hospitais e serviços.

Depois de terminar o curso no IPL integrei o serviço de urgência geral e VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha, atual Centro Hospitalar do Oeste. Posteriormente, frequentei com sucesso o Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem e Saúde Materna e Obstetrícia (CPLEESMO) na Escola Superior de Saúde de Santarém, tendo ingressado como Enfermeiro Especialista no serviço de Obstetrícia/Ginecologia da mesma Instituição Hospitalar.

Atualmente, sou Enfermeiro Especialista no serviço de Obstetrícia/Ginecologia e na VMER do Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha. Sou também formador internacional de cursos de saúde, na área da Emergência Médica, reconhecidos mundialmente como o ITLS, ACLS, EMPACT, ALSO e Gestão de Crise, o que me possibilita realizar ações de formação de curta-duração em países como Portugal, Brasil, Angola e Moçambique.

O IPL contribuiu muito para a minha formação tanto pessoal como profissional, pois foi através desta Instituição de Ensino que realizei o título de especialista em Enfermagem. Por outro lado, no IPL implementei e desenvolvo atualmente várias edições da Pós-graduação em Trauma, Emergência e Apoio Humanitário. Um verdadeiro sucesso de formação pós-graduada que vai já para a 5.ª edição. Em termos de coordenação pedagógica, esta experiência permitiu-me crescer e compreender que o ensino deve estar cada vez mais aliado à competência prática diária. Colaboro ativamente também na docência do Mestrado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica lecionado na ESSLei, e em processos de candidaturas internacionais a capítulos de cursos de formação mundiais, na área do ensino em Saúde.

Espero que a Rede IPLeiri@lumni possa ser alargada a outros antigos estudantes do IPL e que possa trabalhar em rede com todas as escolas, promovendo sinergias individuais e coletivas em prol do ensino em geral. Para o seu desenvolvimento, sugiro a criação de uma plataforma, de um cibercafé, de uma rede social do IPL, que possa reunir informação, contactos, experiências e sucessos dos docentes e estudantes desta instituição.

Para o testemunho curto, clique aqui…