João Gonçalves

18 Maio, 2015

Chamo-me João Pedro Gonçalves e em 2014 terminei o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPLeiria, onde ingressei no ano letivo de 2008/2009 para fazer a Licenciatura.

Olho para o IPLeiria com muito carinho, pois foi esta instituição que me abriu portas para todas as experiências internacionais que realizei durante a minha vida académica, como sejam o Erasmus na Polónia e o Intercâmbio no Brasil. É uma instituição onde trabalham docentes muito competentes que me permitiram desenvolver competências nas mais diversas áreas e, sobretudo, que me fizeram crescer como profissional e como pessoa.

Ao mesmo tempo que ia terminando a dissertação, de modo a concluir o Mestrado que frequentava, ingressei no mundo do trabalho na empresa de consultadoria Novabase, em Lisboa. Depois de terminar o Mestrado, decidi abraçar uma oportunidade que surgiu ao nível do empreendedorismo e que me permitiu desenvolver competências através de vários workshops e do trabalho que desenvolvi durante 4 meses. Paralelamente, efetuei um curso extracurricular de iniciação ao  Mandarim, em Pequim, com mais alguns alunos, docentes e funcionários do IPLeiria. O meu mais recente projeto foi a idealização e concretização de voluntariado no Cambodja durante dois meses, onde para além de lecionar aulas de inglês para crianças, desenvolvi ajuda humanitária e colaborei na distribuição de bens básicos por dezenas de famílias. Podem acompanhar a minha experiência de voluntariado em https://www.facebook.com/profile.php?id=1249613282

e em https://www.youtube.com/watch?v=rTADqtZ_4-E&feature=share

Uma vez que terminei todos estes projetos pessoais recentemente, espero que o ingresso no mercado de trabalho de uma maneira mais efetiva seja o meu próximo passo. Gostaria de criar um projeto voltado para o desenvolvimento de comunidades com dificuldades de nível básico, dentro ou fora de Portugal.

O IPLeiria serviu de boost na minha vida, capacitando-me com as ferramentas necessárias para que consiga enfrentar os desafios a que me proponho. Mais do que formar pessoas a nível técnico, penso que existe uma ambiente familiar em que todos se ajudam e interagem de forma ativa.

A Rede IPLeiri@lumni é uma oportunidade para os antigos estudantes do IPLeiria se manterem conectados entre si e também com a instituição que os formou. Assim sendo, é uma rede que permite a troca de conhecimentos, ideias e percursos dos seus alumni com o objetivo também de dar feedback relativamente ao trabalho efetuado nas várias escolas. Sugiro que se possa organizar uma conferência anual para troca de ideias e partilha de testemunhos.

Para o testemunho curto, clique aqui