Nuno Carrasqueira

17 Maio, 2016

Sou o Nuno Carrasqueira e frequentei a licenciatura em Enfermagem, na ESSLei, entre 2007 e 2011.

As principais memórias que guardo dos tempos de estudante são relativas aos meus colegas e ao espírito de companheirismo existente, desde a praxe, aos trabalhos de grupo e aos ensinos clínicos. A nível académico, recordo também a proximidade e disponibilidade que os professores e os funcionários da Escola sempre mostraram.

Desde que terminei o curso, posso dizer que a minha vida deu muitas voltas. A minha primeira experiência profissional foi na área da formação profissional, que acumulava com atividades extracurriculares em escolas do 1º ciclo. Posteriormente, criei uma empresa de cuidados de saúde, sem nunca ter deixado de ter outras atividades profissionais. Continuei como formador e trabalhei, também, alguns meses numa Estrutura Residencial para Idosos. Fiz estágio profissional no âmbito do PEPAC, no Centro de Apoio Social de Runa, Torres Vedras. Trabalhei na Unidade de Cuidados Continuados da Associação de Socorros da Freguesia da Encarnação, em Mafra. Durante este tempo, fiz o curso de Gestão da Formação e um curso de Shiatsu.

Atualmente, encontro-me a frequentar o MBA para Executivos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Para além disso, desempenho funções de Secretário-Geral na Associação de Industriais do Concelho de Pombal.

Paralelamente ao meu percurso formativo e profissional, tenho mantido sempre uma participação ativa na vida cívica, associativa e política. Atualmente, sou presidente da Associação de Estudantes Pombalenses do Ensino Superior, cargo que já tinha ocupado durante a licenciatura. Sou também vice-presidente do Conselho Fiscal do Clube MBA da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tenho integrado alguns projetos de voluntariado.

O contributo do IPLeiria para a minha formação pessoal e profissional foi decisivo. As experiências proporcionadas pelas diversas unidades curriculares e pelas atividades extracurriculares ajudaram a abrir horizontes e a pensar sempre em ir mais além. Às instituições do Ensino Superior cabe formar técnicos. E nisso o IPLeiria é uma instituição de excelência e reconhecida. Mas mais do que isso, o IPLeiria forma cidadãos capazes de pensar para além do estritamente técnico. E essa é uma mais-valia difícil de encontrar.

Considero que a Rede IPLeiri@lumni é uma mais-valia para a troca de experiências entre os antigos estudantes de diversas áreas e anos, permitindo ainda que mantenhamos uma ligação ao IPLeiria. A ligação às instituições de formação é determinante, quer pela possibilidade e oportunidade de voltar a frequentar a sua oferta formativa, quer para o desenvolvimento de outros projetos. Além disso, a instituição em que fizemos a nossa formação é sempre um cartão-de-visita. Tudo o que seja feito para reforçar a imagem do IPLeiria valoriza o currículo de cada um dos estudantes que por lá passou.

Além do meritório trabalho que tem desenvolvido, a Rede IPLeiri@lumni pode contribuir para a ligação entre alumni e IPLeiria, tanto através da dinamização de atividades de índole formativa ou de troca de experiências e networking, como aproveitando o potencial dos antigos estudantes para desenvolver projetos de interesse para a comunidade académica e para a região.

Para o testemunho curto, clique aqui