João Diogo Santos

5 Julho, 2016

O meu nome é João Diogo da Cruz Santos, tenho 23 anos e resido em Mira de Aire. Frequentei a licenciatura em Solicitadoria na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, entre 2011 e 2014 e, atualmente, encontro-me a frequentar o Mestrado em Solicitadoria de Empresa nesta mesma escola.

As grandes memórias que guardo do meu tempo enquanto estudante do IPLeiria estão maioritariamente relacionadas com os tempos da licenciatura. Lembro com carinho as difíceis manhãs nas reuniões do Conselho Pedagógico e da Comissão Cientifico-Pedagógica, que me permitiram participar ativamente na defesa dos direitos dos estudantes e envolver-me em decisões significativas para a vida de toda a comunidade; as atividades realizadas enquanto membro do Núcleo; as importantíssimas praxes, um dos momentos mais importantes para o crescimento pessoal dos alunos, e que tive oportunidade de viver intensamente, enquanto caloiro e membro da Comissão de Praxe; os divertidos desfiles da cerveja, receções ao caloiro e semanas académicas; as minhas participações esporádicas na Rádio IPLay e no Jornal Akadémicos, entre outros momentos inesquecíveis. Inesquecíveis são também as pessoas que conheci durante todo este percurso e que levo para a vida. Tentei sempre viver a curta mas bela vida académica de forma intensa e aproveitar tudo o que ela me tinha para oferecer.

Depois de terminada a licenciatura embarquei na aventura do mestrado. Achei particularmente interessante o facto de estar diretamente ligado à área do Direito Empresarial, uma vez que estamos numa região fortemente industrializada e com um sem-número de importantes empresas a nível nacional. Neste momento, encontro-me a concluir o Mestrado, estou a estagiar numa Sociedade de Advogados da região e estou inscrito no Estágio da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução. Estou ainda ligado a alguns Órgãos Académicos e sou membro de uma associação juvenil da localidade onde moro. A nível profissional não é ainda previsível o que farei quando terminar os projetos e formações que tenho em mãos, mas trabalhar na área empresarial ou abrir um escritório são hipóteses em cima da mesa.

O IPLeiria fez-me crescer tanto a nível profissional, como pessoal. O bom ambiente e o clima de proximidade que existe entre todos os membros da comunidade académica é, na minha opinião, um dos motivos para o sucesso do Instituto na formação dos estudantes. É uma instituição dotada de excelentes profissionais em todos os seus setores, quer sejam eles docentes, não docentes ou prestadores de serviços.

A Rede IPLeiri@lumni tem assumido um importante papel na manutenção dos laços que ligam os antigos estudantes ao Instituto, o que poderá trazer benefícios de parte a parte num futuro próximo. Os meus parabéns à Rede.

Para o testemunho curto, clique aqui…