Patrícia Correia

16 Dezembro, 2016

Chamo-me Patrícia Filipe Correia e, entre 2010 e 2014, frequentei o curso de Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.
Dos meus tempos de estudante por lá, guardo memórias, sobretudo, das horas de estudo e dedicação, das horas a fazer relatórios de estágio e das peripécias vividas na biblioteca e nas horas de construir material de intervenção. Guardo memória, também, de todas as horas de partilha de conhecimento entre professores e colegas de turma/curso, sempre procurando ir mais além. E recordo, com saudades, todos os convívios partilhados com os amigos criados.
Terminado o curso, surgiu algum receio, mas rapidamente as oportunidades foram surgindo. Fui convidada a integrar uma Equipa Multidisciplinar coordenada por uma Terapeuta da Fala que tinha sido minha professora na ESSLei. Depois fui enviando currículos e integrei a equipa do CRI (Centro de Recursos para a Inclusão), valência através da qual os técnicos se deslocam às escolas desde o 1º ciclo para prestar apoio aos alunos com necessidades educativas especiais. Como adoro novos desafios, iniciei, posteriormente intervenção em parceria com um Ortodontista.
Abracei também um outro desafio lançado por docentes do curso na ESSLei, colaborando na elaboração de um livro direcionado para a intervenção do Terapeuta da Fala. Orgulhosamente, e em articulação com a ESSLei, colaborei na orientação de um estágio curricular de uma aluna de Terapia da Fala, no âmbito do Programa Erasmus, experiência que se revelou muito gratificante e enriquecedora.
Paralelamente, tenho continuado a apostar na minha formação, realizando diversas formações em diferentes áreas de intervenção do Terapeuta da Fala, pois sinto necessidade dessa procura constante de novos conhecimentos para, assim, intervir o mais eficaz e eficientemente junto dos meus clientes.
Atualmente, exerço funções enquanto Terapeuta da Fala em 3 equipas distintas: – Na Equipa Multidisciplinar de Reabilitação Pediátrica – Alcance, sediada em Leiria, onde priorizamos a intervenção nos contextos naturais das crianças e no trabalho em equipa; – Na valência de CRI da CERCILei, exercendo funções atualmente no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, escola de referência para a Multideficiência; – Nas Clínicas Dr. Rowney Furfuro (Leiria e Porto de Mós), em parceria direta com a Ortodontia (respiração, mastigação, deglutição…).
Os anos vividos e as aprendizagens desenvolvidas através da ESSLei foram muitas e importantes. Sem dúvida que me forneceram as bases essenciais para uma boa prática clínica e, acima de tudo, raciocínio clínico, uma perspetiva de análise biopsicossocial dos casos e da importância do trabalho em equipa. Em termos do curso de Terapia da Fala acho, sem dúvida, que preza pelo rigor e qualidade na formação dos seus estudantes. Se tivesse de voltar, escolheria novamente a ESSLei!
Espero que a Rede IPLeiri@lumni continue a unir todos aqueles que durante algum tempo partilharam estudos e vivências no IPLeiria, não se perdendo assim esta vinculação à instituição que permitiu o desabrochar e impulsionar da nossa vida profissional. Em termos de sugestões, acho que seria interessante proporem aos alumni uma publicação acerca das suas áreas de trabalho/formação ou a sua opinião face a uma temática que se enquadre dentro da respetiva área de formação.
Para o testemunho curto, clique aqui